x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1.314

acessos 251.858

Rais 2015 *** Ano Base 2014

FRANCIELI SCARIOT WICHNOWSKI

Francieli Scariot Wichnowski

Iniciante DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 10 março 2015 | 17:38

Boa tarde a minha duvida é, nessa questão do aviso prévio indenizado isso se aplica apenas quando ocorre a dispensa a projeção do aviso ou se aplica quando é pedido de demissão também? Pergunto pois o meu sistema esta puxando quando é pedido de demissão a mesma projeção de 30 dias.
Ao fazer questionamento no suporte da Rais me responderam o seguinte porém não sanou minha duvida:
Prezado(a) Senhor(a),
Relativamente à data de desligamento do empregado, o Manual de Orientação da RAIS 2014 traz os seguintes esclarecimentos:
Página 33, item Notas, VI - a data de desligamento do empregado deve ser a mesma data de saída constante na Carteira de Trabalho (CTPS) , que deve corresponder à data do término do aviso prévio, ainda que indenizado.

Página 39, item Aviso Prévio Indenizado - Observação - A data de saída do empregado, relativa ao Contrato de Trabalho, é a do último dia da data projetada para o aviso, contado com os referidos dias de acréscimo.

Portanto, no caso de aviso prévio com inicio em dezembro de 2014 e término em 2015, o empregado deve ser informado normalmente na RAIS 2014, sem desligamento, e somente na RAIS de 2015 o desligamento do mesmo deverá ser informado com as respectivas verbas rescisórias, quando for o caso.
Por exemplo:

Aviso prévio indenizado com inicio em 19/12/2014 e a data do término em 23/01/2015 (30 dias + 6 de acréscimo):

§ Na RAIS de 2014: o empregado deve ser informado sem data de desligamento e na remuneração do mês de dezembro informar o valor do salário dos 19 dias trabalhados

§ Na RAIS de 2015: o empregado deve ser informado novamente, com a data do desligamento 23/01/2015, o valor do aviso prévio indenizado informado no campo específico "Aviso Prévio Indenizado" e as respectivas verbas rescisórias, quando houver, no campo "verbas Pagas na Rescisão".

Aviso prévio trabalhado com inicio em 19/12/2014 e a data do termino em 23/01/2015 (30 dias + 6 de acréscimo):

§ Na RAIS de 2014: o empregado deve ser informado sem data de desligamento e na remuneração do mês de dezembro informar o valor normal do salário referente aos 30 dias trabalhados em dezembro.

§ Na RAIS de 2015: o empregado deve ser informado novamente, com a data do desligamento 23/01/2015, na remuneração do mês de janeiro informar o valor do salário referente aos dias restantes do aviso e as respectivas verbas rescisórias, quando houver, no campo "verbas Pagas na Rescisão".





Atenciosamente,

Graziela  Santos

Graziela Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 março 2015 | 22:37

Boa noite

Estou tentando preencher no site a Rais Negativa 2015, para envio, porém o campo relativo ao Município não fica habilitado para preenchimento. , já tentei com os navegadores Internet explorer - Chromo e Firefox.
Alguém já teve o mesmo problema e descobriu como resolver.
Por favor me ajudem

Muito obrigado.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 março 2015 | 23:06

Graziela da Silva Praxedes Santos, boa noite. Não é melhor fazer a RAIS Negativa pelo programa GDRAIS? No ano que vem, você só importa o arquivo deste ano, não precisa digitar tudo de novo ...

Analucia

Analucia

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 09:17

Bom dia!

Tenho um funcionário que esteve recebendo auxilio doença de Janeiro a Abril/2014, quando foi liberado pelo INSS pediu demissão, isto é, não teve remuneração em 2014. Como faço? Dá a mensagem "o empregado para ser declarado deve ter remuneração no ano base".

Att.




Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 09:22

Bom dia

Estou transmitindo a rais e acontece o seguinte erro :"Erro ao realizar a transmissão da declaração. Por favor tente novamente"

Pode ser congestionamento no sistema? Algum problema com o Java? Alguém já passou por isso??

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Arielli Bergamin

Arielli Bergamin

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 09:31

Bom Dia!

Alguém pode me ajudar? Estou tentando entregar a RAIS e está dando o seguinte erro.

ERRO AO VALIDAR ESTRUTURA DA DECLARAÇÃO.

Alguém sabe me falar o que é isso, ou o que tenho que fazer?

Desde já agradeço.

elias

Elias

Iniciante DIVISÃO 2
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 09:31

Pessoal fiz a importação do arquivo rais do meu programa, porem quando vou grava para transmitir fica aparecendo uma mensagem de AVISO: "ATENÇÃO! o valor da remuneração de março é menor q o valor do salario contratual informado".
e essa mensagem se repete para todos os meses, já conferi o salario e estão corretos, porem teve aumento durante o ano. pode ser esse o motivo do aviso?
posso enviar a declaração mesmo com essa mensagem?

Cristina D.

Cristina D.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 09:52

Bom dia pessoal, tudo bem?

Me desculpem se minha dúvida já consta aqui no tópico, mas eu não encontrei...

Tem alguns de nossos clientes que não devolveram para o escritório as guias pagas da contribuição sindical recolhida em março/2014, desta forma não possuo e não consigo conferir para qual CNPJ de entidade sindical laboral esse valor foi recolhido.
Eu estou informando o sindicato da categoria aqui da cidade, mas claro, não está passando pois precisa ser o sindicato laboral. Mesmo se eu conseguisse descobrir com o sindicato o CNPJ correto... sem a guia eu não consigo confirmar se foi recolhido para esse ou para a Conta Especial de Emprego e Trabalho, no CNPJ do MTE na época.

Nesse caso o que vocês sugerem?
- Excluir a informação de contribuição sindical, tanto valores como CNPJ e transmitir zerado...
- Informar o CNPJ do MTE (não sei se a RAIS confronta com outras informações e identifica caso não tenha sido pra essa conta)...
- Descubro o CNPJ da entidade sindical laboral e informo mesmo sem ter certeza se foi recolhido para esse cnpj...

Agaradeço!

DANIELE DE JESUS DA SILVA LUCAS

Daniele de Jesus da Silva Lucas

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 09:57

Geovania Rodrigues de Abreu, estou passando pelo mesmo problema na transmissão. Postei também a minha dúvida. Caso eu obtenha uma resposta te passo.
caso você consiga também gostaria de receber a posição. segue meu emai: @Oculto

Obrigada

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 09:58

Elias: os avisos não impedem a transmissão da Rais, apenas os erros. Pode enviar normalmente.

Davi da Silva: a Rais é referente a 2014. O fato da empresa ter optado pelo Simples em 2015 não interfere nesta declaração, apenas na Rais do ano que vem.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Rafaela

Rafaela

Iniciante DIVISÃO 5
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:07

Bom Dia Daniele

Tivemos esse problema, liguei no 0800 da Rais e a mesma me passou a orientação de que o Java deveria ser a versão 6, pois a 7 e 8 não estão homologadas pela Rais.

Alterei a versão e deu certo conseguimos enviar.

Espero ter ajudado.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:22

Bom dia,

Evangelina

Isso mesmo.

Danieli Juliane de Moraes Bianchini

Você deve usar o JAVA 6.

Ericka Muniz

CEI sem empregados está desobrigada a entregar RAIS Negativa.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Antonio Luis Almeida Da silva

Antonio Luis Almeida da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:25

Ola Pessoal, estou tentando emitir a Rais e ta dando os seguintes erros, 0720-código de vinculo informado está incopativel com a inscrição do empregador.
0940- o empregado para ser declarado deve ter uma remuneração no ano base
2412- valor do salário contratual imconpativel com horas semanais trabalhadas.
alguem poderia me ajudar ?


]"O Temor do Senhor é o principio da Sabedoria"

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:27

Lilian Brito

Seria uma duplo registro da mesma pessoa?

Priscila

Ver página 21: Postada:Segunda-Feira, 9 de março de 2015 às 10:27:29

Tawan Rodrigues

Não devem ser relacionados.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:30

Érica Porto

Não, você tem que baixar o GDRAIS Genérico.

Josiane C P Araújo

O que informou na quantidade de horas semanais?

Luciana Stanis

Faltas correto, Vale transporte não.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:31

Bom dia pessoal.
Alguém já passou pelo erro em questão? sabe resolver?


0581: ERRO: A inscrição PIS/PASEP informada não pertence ao empregado/servidor informado

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:33

Luana Ribeiro

Se a informação estiver correta pode transmitir.

Danielle Alvarenga

Se estiver ok pode transmitir.

Silvana

Faz pelo GDRAIS.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:37

Rubiana

Apenas quando recebido.

Francieli Scariot Wichnowski

Ver página 21: Postada:Segunda-Feira, 9 de março de 2015 às 10:27:29

Fernanda Paula

Coloque o número correto de sócios.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Sandra Leal

Sandra Leal

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:37

Bom dia Elias,

este aviso vai aparecer pois o salário que informamos acaba sendo maior que em alguns meses, pois com certeza o reajuste não foi em janeiro de 2014. Pode enviar a rais.

abraços

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:41

Antônio Luís

Erro 720: a empresa é CNPJ e você pode ter informado o código de vínculo 15 - pessoa física; ou a empresa é cei e o código de vínculo e 10 - pessoa jurídica;
Erro 940: o campo remuneração deve estar em branco;
Erro: 2412: incompatibilidade: se recebe mensalmente, deve colocar 44 horas semanais...sendo horista, colocar a quantidade de horas equivalentes. Espero ter ajudado.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:42

Graziela da Silva Praxedes Santos

Faça pelo GDRAIS.

Analucia

Qual foi a data de demissão?

Geovania Rodrigues de Abreu

Excesso de pessoas transmitindo.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Angelo Dias Ferreira

Angelo Dias Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:45

Estou tentando transmitir as rais com obrigação de usar o certificado digital, porem nada acontece após digitar corretamente a senha do certificado....baixei o analisador de certificado e ele me retorna a seguinte mensagem "Falha ao recuperar informações do arquivo assinado"
Já baixei novamente o programa da rais e instalei novamente, mas tudo continua da mesma forma....Já executei o programa no modo de administrador também e nada

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:45

Arielli Bergamin

Tente fazer de outro computador.

Elias

Se estão corretos, pode transmitir.

Daniele de Jesus da Silva Lucas

Excesso de pessoas transmitindo ao mesmo tempo. Tente mais tarde.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 11 março 2015 | 10:49

Davi da Silva Herrera

A RAIS é referente 2014, portanto informar a tributação de 2014.

Cristina D.

Você precisa colocar as informações corretas, de acordo com o que foi pago.

Antonio Luis Almeida da Silva

Confira as informações. Se estiverem corretas pode transmitir.

Att,





Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Página 24 de 47

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.