x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 825

salario minimo

stephany

Stephany

Bronze DIVISÃO 2
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 16:28


Alguém poderia me informar se pode assinar carteira de trabalho com um valor menor que o salário minimo? Tenho 17 anos e trabalho 5 horas por dia,devido a isso me falaram que não podem assinar minha carteira.

Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 16:35

Alguém poderia me informar se pode assinar carteira de trabalho com um valor menor que o salário minimo? Tenho 17 anos e trabalho 5 horas por dia,devido a isso me falaram que não podem assinar minha carteira.


O fato de você ter 17 anos não gera impedimento para "assinar a carteira".
E você pode receber menos do que o salário mínimo sim, desde que sua carga horária seja reduzida.

O salário mínimo de R$ 788,00 é para uma carga horária de 220 horas mensais / 44 horas semanais.
Se você faz 36 horas semanais / 180 horas mensais, seu salário pode ser proporcional também, veja:

788 / 220 * 180 = R$ 644,73.

Não sei qual é a sua situação, mas me parece que não há nenhum problema com o registro na carteira (a menos que você receba um salário menor do que o mínimo, mesmo que proporcionalmente).

*Lembrando também, que se a empresa registra sua carteira, deve verificar o piso salarial do sindicato.

De qualquer maneira, fica um conselho: fuja de empresas que não registram sua carteira, não existe vantagem nenhuma em trabalhar à margem da lei.

Espero ter ajudado.

stephany

Stephany

Bronze DIVISÃO 2
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 16:36

Priscila Roberta
Mesmo tendo um contrato de trabalho especial?

stephany

Stephany

Bronze DIVISÃO 2
há 9 anos Quinta-Feira | 8 janeiro 2015 | 16:47

Algum contrato tipo de menor aprendiz,que especifique o porque do empregado não receber um salario minimo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.