x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 847

Abono Salarial

Patrícia Modesto de Andrade

Patrícia Modesto de Andrade

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 13:23

Gente, eu ainda não vi nenhuma resposta concreta, alguém poderia me ajudar?

O Pis que vai ser pago em 2015, relativo ao trabalho de 2014 vai ser na nova lei ou ainda será pela lei antiga (30 dias de registro, 5 anos de cadastro no pis e media de dois salários).?



Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 13:46

Boa tarde, Patrícia !

Veja bem:

As regras de 5 anos de cadastrado no PIS ainda valem.

O que muda de maneira impactante é o prazo de carência que antes era de um mês e agora será de 6 meses interruptos de trabalho com carteira assinada.

Outro ponto importante é em relação ao valor do PIS, que antes era de um salário mínimo a partir de um mês de trabalho, agora será igual ao 13º salário, ou seja, o valor do abono salarial será pago de maneira proporcional e não mais integral.

*Resumindo as novas regras para o PIS 2015 (Abono salarial)

Antes (até 2014):
Trabalhar durante um mês com carteira assinada e receber até dois salários mínimos
Valor de um salário mínimo para todos

Agora (2015):
Prazo de carência de 6 meses de trabalho ininterruptos
Pagamento do PIS será proporcional ao tempo de trabalho

É importante deixar claro que as mudanças não atingem os atuais beneficiários e serão válidas apenas daqui para frente. Segundo o governo, o foco principal das mudanças não são os trabalhadores que já estão no mercado de trabalho, mas os que ainda não ingressaram no mercado.

* Portanto, o pagamento do PIS 2015 seguem as regras antigas, pois é referente ao ano-base 2014.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Patrícia Modesto de Andrade

Patrícia Modesto de Andrade

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 9 janeiro 2015 | 14:00

Valdemir, o que tinha me deixado mais em dúvida era sobre o pagamento do Pis em 2015 ano base 2014, pois os clientes estão perguntando.
Sendo assim, agradeço por responder a minha pergunta e pelo resumo sobre a alteração das regras.

Boa tarde

att
Patrícia

GREYCI

Greyci

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 29 junho 2015 | 11:31

Oi Bom dia!

Na verdade ainda estou com essa mesma dúvida da Patricia, pois há quem diga que só valerá a nova regra do Abono Salarial em 2016 cujo pagamento será ano base 2015:

www.calendariodopis2015.net

Não sei se esse site é confiável, mas não localizei outros que falam exatamente sobre o pagamento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.