x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 888

Optenção pelo futuro funcionário do número do PIS

José Ricardo Ferreira

José Ricardo Ferreira

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 13 janeiro 2015 | 17:46

Em alguns estados (tenho notícia do estado de Paraná) a pessoa ao obter a Carteira de Trabalho já recebe o número do PIS.
No estado de São Paulo existe algum modo "fácil" de conseguir este número?
Se o cidadão solicitar o Cartão Cidadão, vem o PIS?
Enfim, qual o modo mais fácil e prático de obter o PIS?
No Brasil é tudo burocracia..... quem sabe.....

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 09:59

Olá José

Na verdade esses números que vem na CTPS em alguns estados não se trata de PIS e sim de NIS (Número de Identificação Social).
Nós que trabalhamos no DP, nos deparamos com erros ao transmitir o CAGED, com a informação de que não se trata de PIS.
Portanto, esse número deve ser sempre convertido para PIS.

Em São Paulo, apena o cadastro do PIS Online ou pelo Ficus.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Niquelly Rodrigues

Niquelly Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 15:45

boa tarde, Vânia Zaniratto

Observei sua resposta sobre o PIS, e estou com dificuldades para fazer o cadastro do PIS pela Conectividade Social ICP. Pois vi nos manuais (downloads.caixa.gov.br) que preciso de um arquivo. Porém, não sei o formato deste arquivo a ser gerado e quais as informações a serem inseridas, pois neste outro manual (www.caixa.gov.br), ele mostra uma planilha em excel preenchida.
O cliente já levou a FICUS preenchida na caixa em novembro/14, já ligamos, já esperamos e até agora nada. Você e aos demais poderiam me esclarecer este impasse?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.