x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.461

GPS e RAT ajustado

JUSSARA SPAK SZEREMETA

Jussara Spak Szeremeta

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 10:04

Bom dia

Por favor, estou com a seguinte situação: para o ano de 2015, o FAP da empresa foi determinado pelo INSS no percentual de 1,2778, o RAT da empresa é de 1%.
Na Sefip somente conseguirei colocar duas casa decimais para o RAT ajustado, ficando portanto, o percentual de 1,27.

Cfe instrução da RFB devo desconsiderar a GPS gerada pela Sefip e pagar uma levando em consideraçao todas as casas decimais (1,2778% e não somente 1,27%).

Minha dúvida é a seguinte: como ficará a questão da Certidão Negativa? Pois se eu pagar a GPS considerando todas as casas decimais desse percentual de RAT, estarei pagando um valor diferente do que foi declarado pela Sefip, ficando passível de bloqueio para retirada da certidao negativa.

O que devo fazer nesse caso? Pago pela GPS da Sefip (com valor incorreto, a menor) ou pela GPS correta (gerando uma diferença entre o que foi pago e o que foi declarado)?

Alguém já passou por essa situação?

Obrigada

Jussara

Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 10:45

Bom dia,

Eu entendo que não há problema, pois a orientação é utilizar a GPS que é emitida pelo sistema, ou seja, sempre terá uma pequena diferença.

Eu utilizo no meu sistema o FAP inteiro e na SEFIP com duas casas.

Nunca tive problemas.

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]
ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 18:02

Jussara

não há problema, pois a deficiência é do sistema SEFIP que não comporta as 4 casas decimais. O que nos compete é pagar o valor correto, ainda que a declaração tenha sido menor por força do rat ajustado.

Todo mês faço a SEFIP com valor menor e pagamentos a GPS com o valor correto e nunca tivemos problema para emissão da CND por isso.

Certifique-se apenas que o único valor informado diferente é o RAT, que os valores de segurados, outras entidades, empresa estão corretos.

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.