x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 5.518

GPS de 13º Salário em Atraso

Katia Oliveira de Souza

Katia Oliveira de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 12:36

Bom dia,

Esse ano me passei no prazo para gerar as GPS competentes ao 13º salário. E agora não sei qual é o processo para gerar... Alguém pode me ajudar?

Para processar as guias mensais sigo o processo a seguir: gero a folha de pagamento no programa que a empresa aqui utiliza > gero o arquivo no programa contábil para importar no programa SEFIP > faço fechamento no SEFIP > imprimo a GPS gerada pelo programa e encaminho para pagamento.

Pelo o que pesquisei o programa do SEFIP não calcula as multas e juros, sendo assim, como devo fazer?


Desde já agradeço pela atenção!

Atenciosamente
Katia

Todas as coisas em minha vida vieram e virão ao seu tempo, pois a frente delas está Deus preparando o que é melhor!
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 12:39

Boa tarde Katia!
Isso mesmo, gere novamente a Sefip (antes carregue as cargas do INSS e FGTS) e marque que é com atraso e transmita
Aí você pega a GPS e entra no site do INSS -> Pagamento GPS Empresas -> lá ele vai gerar a GPS para vc atualizada para vc efetuar o pagamento... ok?


Qualquer dúvida poste novamente

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Katia Oliveira de Souza

Katia Oliveira de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 14:21

Grata pelo retorno Eduardo e Geovania!

Pelo que vi são 2 (dois) links que me levam ao mesmo lugar, então agradeço aos dois ;) !

Seguindo a orientação de Eduardo, entendi o seguinte: Farei o procedimento normal no meu programa contábil > importo para o SEFIP > como a GPS não fica disponível no programa do SEFIP devido ao atraso, eu utilizo o Comprovante de Declaração à Previdência para saber o valor base para os cálculos de juros e multa. Utilizo o valor que aparece no campo "Total a Recolher" para lançar no programa do INSS, correto!?

Para lançar no programa do INSS, acesso GPS > Cálculo de Contribuições de Empresa e Órgão Público - Identificação do Contribuinte > Coloco a opção empresa > preencho o CNPJ > confirmo > preencho as informações como código de pagamento, competência, valor do INSS que aparece no Comprovante de Declaração à Previdência, valor de outras entidades que também aparece no Comprovante de Declaração à Previdência > Clico em Adicionar Contribuição > confirmo > aguardo o sistema calcular os juros e multa > clico em gerar GPS.

Correto? É isso mesmo!?

Mais uma vez grata pela atenção!


Aproveitando, tem uma outra empresa que preciso gerar a GPS de 13º também em atraso, porém esta tem deduções no valor a pagar referente a Retenção, posso lançar esses valores de Retenção também nas GPS de 13º salário?


Cordialmente
Katia

Todas as coisas em minha vida vieram e virão ao seu tempo, pois a frente delas está Deus preparando o que é melhor!
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 14:47

Boa tarde Kátia!
Bom quanto a primeira questão, é você "fazer e transmitir" novamente a SEFIP 13/2014, mas assinalando, depois de ter atualizado os indices de FGTS INSS que o INSS será pago em atraso.. (O FGTS ta tudo certo né?).....

Depois disso, no próprio programa SEFIP vc imprime os relatórios e a GPS... a GPS não vai sair calculado a multa e os juros. . aí é que com a mesma em mãos vá no link que te passei e preencha os campos conforme vc falou.. coloque a data que será pago e sairá para você a GPS completa com a multa eos juros já calculados....

Quanto a segunda questão. que retenções são estas????? Se for desoneração da folha de pagamento, temos um tópico "recheado" sibre este assunto nesse mesmo tópico....


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Katia Oliveira de Souza

Katia Oliveira de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 15:10

Boa tarde Eduardo!

Sobre a primeira questão, é verdade esqueci de citar a transmissão! Grata!!!

Eu assinalei no meu programa contábil que será pago em atraso, preciso preencher em mais algum local? Quando importei o arquivo do programa para o SEFIP e tentei visualizar a GPS apareceu a seguinte mensagem: "A GPS não poderá ser visualizada/ impressa quando o indicativo de recolhimento da Previdência Social for "Em Atraso". Consulte o manual", e não consegui imprimir a GPS só o Comprovante de Declaração à Previdência... Mas tentei imprimir a GPS antes de importar o arquivo do conectividade social. ..

Quanto ao FGTS tudo certo, já entrou junto com a folha nos meses que pagamos as parcelas!


A segunda questão é o seguinte: Uma empresa presta serviços para uma outra empresa, a empresa contratante recolhe o valor de INSS nas notas fiscais. Esses valores que foram recolhidos pela empresa contratante eu lanço em Retenção para a empresa contratada e o sistema deduz esse valor do valor que a empresa contratada teria que pagar de INSS... A minha dúvida é se poderia deduzir também na GPS de 13º salário.

Todas as coisas em minha vida vieram e virão ao seu tempo, pois a frente delas está Deus preparando o que é melhor!
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 15:19

Oi Kátia!
Então vamos lá.. realmente a GPS não imprime, mas vc pega o resumo da GPS (ultimo relatório, logo após a GPS) e lá aparece os campos que vc vai digitar no link da previdência e gerar a Guia atualizada.. ok?

Segunda questão: Não, na GPS 13/2014 você não coloca as retenções.. você vai colocar as retenções na SEFIP 12/2014... ok?????



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Katia Oliveira de Souza

Katia Oliveira de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 15:43

Oi Eduardo!

Primeira questão ok, entendi!!! Muuuuuuuuuuuuuuito obrigada!


Segunda questão, fiz o lançamento das retenções no movimento de 12/2014, já gerei, está paga!

Mas tenho valores para lançar, por que não posso lançar valores das retenções na guia de 13º?


Atenciosamente
Katia

Todas as coisas em minha vida vieram e virão ao seu tempo, pois a frente delas está Deus preparando o que é melhor!
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 16:35

Bom Katia, é que a SEFIP 13 é especial e nela só pode constar valores do 13º Salário....
Pegue essas retenções e lance em Janeiro é melhor fazer isso do que chamar a atenção do Fisco (e eles estão babando para dar dindin para a Dilminha)... ok?



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.