x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 1.100

Licença maternidade - Responsável pelo pagamento

Rafael Reis

Rafael Reis

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 14:11

Prezados colegas,

Lí diversos tópicos sobre o assunto, mas não encontrei nenhum que fosse esclarecedor sobre minha dúvida.


Funcionária recebeu o atestado médico para ter direito a licença, ví em outros tópicos que deve-se fazer o agendamento através do número 135, mas a dúvida é:

Quem é o responsável pelo pagamento da licença maternidade?

A Previdência ou o empregador?

Rafael Reis

Rafael Reis

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Sexta-Feira | 16 janeiro 2015 | 14:23

Obrigado.

Sabe informar é ESTA a lei que da o respaldo legal para esta situação, pois, no meu entendimento, sim.

Outra dúvida é, preciso fazer alguma anotação na carteira? Se positivo, onde?

Referente a compensação:

Posso fazer a compensação do valor de INSS no simples nacional?

Agradeço novamente.

Rafael Reis

Rafael Reis

Prata DIVISÃO 2
há 9 anos Segunda-Feira | 6 abril 2015 | 14:58

Boa tarde colegas,

Ainda sobre o INSS, na licença maternidade, temos um cliente, no qual o valor pago a título de licença maternidade, é superior ao valor da GPS, com isso, mensalmente 'sobre' um determinado valor. Neste caso, este valor será compensado até seu esgotamento, ou, devo solicitar o reembolso desta quantia?

Exemplo:

Empresa paga R$1.000,00 de Salário Maternidade.

Valor médio de GPS: R$300,00

Obrigado!

Michelly

Michelly

Bronze DIVISÃO 2, Recepcionista
há 9 anos Segunda-Feira | 6 abril 2015 | 16:34

Infelizmente não consigo fazer uma pergunta no site ainda estou aprendendo como mexer kkk

Entao vou tentar por aqui mesmo rs
Por Favor me ajudem a esclarecer

Eu sou funcionaria de uma academia a 1 ano e meio e ja tinha avisado ao meu patrao que estou gravida isso ja tem 5 meses
avisado.Hoje estou de 7 meses, porem foi nos avisado que a academia esta dada como falida, porem tem outras academia com os
mesmos donos, só q nao se trata de matriz e filiais pq cada academia e empresa independente.
Entao, eles querem fazer um acordo comigo porem um dos acordos e eu assinar como estou pedindo as contas e eles me pagariam algo a mais(mais pouca coisa a mais).
só que pra mim não compensa pois tenho direito a licença e e claro futuramente seguro desemprego.
O que vcs me sugerem o que eu posso fazer uma vez q a academia esta falida.
eles podem dar baixa na carteira?
Mesmo com a empresa falida ainda consigo pegar meus direitos? e meu acerto?
O que me sugerem por favor.
Desde de já agradeço a Atenção!!! :)

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 6 abril 2015 | 16:40

Olá Michelly

A saída seria a Empresa indenizá-la com todo o período de afastamento e estabilidade.
Pedir demissão não é uma boa.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Michelly

Michelly

Bronze DIVISÃO 2, Recepcionista
há 9 anos Segunda-Feira | 6 abril 2015 | 17:44

Olá Vania!

Obg pela Resposta pensei exatamente assim também, seria a melhor saida
mais acho q eles não vao querer fazer assim, quase certeza até porque vai ficar um pouco alto para
empresa, mais tomara que eles possam me dar essa proposta né.

Pedir demissão pra mim seria eu perder muita coisa por isso não vou querer esse acordo viu!

Obrigada pela Atenção! ^^

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.