x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 5.843

Complemento de 13º Salário - SEFIP

Camila de Souza Claro

Camila de Souza Claro

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 20 janeiro 2015 | 16:11

Boa tarde Pessoal,

Estou precisando de uma ajuda imensa:

A empresa onde eu trabalho não pagou o Complemento de 13º Salário no prazo (até o 5º dia útil de Janeiro/15), dessa forma, só recolhi o FGTS e o INSS na SEFIP 12/2014 da folha de pagamento do mês de dezembro (OBS: Em 12/2014 recolhi o FGTS da folha de pagamento/2ª parcela de 13º e INSS da folha de pagamento, pois o do 13º foi pago em 19/12).

Agora, dia 14/01 a empresa resolveu pagar o Complemento do 13º e tenho que recolher o INSS e FGTS dessas verbas.

A questão é: Como devo fazer?

Tenho que abrir o movimento da SEFIP 12/2014 (pois o certo era ter recolhido tudo na competência 12/2014) e lançar esses valores lá? (Se o procedimento for esse, como devo informar os valores, onde devo informas, quais códigos, etc...)

Posso mandar uma outra SEFIP 12/2014 apenas com esses valores? (Se o procedimento for esse, quais são os códigos que devo usar?)

lidinei correa

Lidinei Correa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 21:06

Complemento de 13º em janeiro, eles fazem essas coisas e sobra pra gente!
VC vai retificar a 12/2014 todos que tiverem o tal complemento vc coloca na modalidade branco e 9 para quem não houve alteração!

Para quem houve alteração vc vai marcar Sim para remuneração complementar, colocar no campo remuneração 13º o valor da diferença
no campo base de cálculo da previdência social o valor da remuneração de dezembro( que já foi recolhido o FGTS e INSS) . Nos campos de base de cálculo do 13º da previdência social no primeiro o valor das somados das diferença pagas na folha de dezembro e o complemento de janeiro
e no segundo campo o valor recolhido na Sefip 13!
A guia de FGTS já sai com os juros, para o INSS vc vai recolher a diferença com juros que é emitida pelo site do INSS!
Valeu!

Camila de Souza Claro

Camila de Souza Claro

Bronze DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 11:03

Obrigada pelo retorno Lidinei.
Foi o que eu imaginei que seria o certo, mas ao tentar simular uma pessoa, não deu certo (são mais de 500 funcionários) e acabei optando por enviar outra SEFIP 12/2014 com apenas esses valores.
Espero que dê certo e que eu não tenha problemas na CAIXA e Previdência Social com isso.

Como você disse: Sobra pra gente!

Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.