x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 2.197

PIS informado indevidamente na SEFIP/GFIP

Jéssica Tiago

Jéssica Tiago

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 15:16

Boa Tarde! Galera.... Sei que já tem alguns tópicos com este mesmo assunto, mas mesmo lendo e relendo não ficou claro para eu, se alguem puder me ajudar agradeço!

É o seguinte, um funcionário que estava registrado em uma CEI, que tinha aqui no meu sistema, foi até o INSS puxar um extrato de vínculos, e constou duas CEI lá no extrato dele, mas ele nunca trabalhou para esses dois empregadores, em consulta as outras folha realmente quem tomava conta da folha, lançou o mesmo PIS no cadastro de um funcionário dessas duas CEI... repassei a SEFIP novamente, mas na modalidade em branco, passando uns 15 dias o funcionário foi até a Previdência, e nada foi alterado esta a mesma coisa no extrato dele, fui até a Receita , mas não sabem informar direito como deveria proceder..estou aflita pois ele estava recebendo um beneficio de afastamento e cortaram dele, e o pior de tudo nem era eu que fazia a folha na época, e agora tenho que dar um jeito de arrumar essa bagunça.....

Desde já, agradeço!

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 16:16

Jessica acho que nesse caso seria ideal vc enviar com modalidade 9 visto que é pra confirmação/retificação. eu sempre envio na modalidade branco tbem e funciona, porem com 15 dias ja deu tempo dela entrar no sistema e não resolveu. Tenta a 9

Modalidade Branco:Recolhimento ao FGTS e Declaração para a Previdência
Modalidade 1: Declaração ao FGTS e à Previdência
Modalidade 9: Confirmação/Retificação de informações anteriores – Recolhimento ao FGTS e Declaração à Previdência/Declaração ao FGTS e à Previdência.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Jéssica Tiago

Jéssica Tiago

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 19:47

Obrigada!

Sim, Jorge até fui lá na Receita e realmente a que eu passei em branco já estava lá na base deles, mas no extrato do funcionário continua a mesmo coisa, tentei passar hoje com a modalidade 9, para ver se vai dar certo, mas fiquei em dúvida, pois ao importar da folha para a SEFIP importei com o número incorreto e lá na SEFIP coloquei a alteração do PIS do funcionário, será que fiz correto ou já deveria estar com o número correto no sistema antes de exportar e importar na SEFIP?

Agradeço, pela ajuda....

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 20:06

Olá Jéssica

Segue procedimento de acordo com o Manual SEFIP:

Eliminando trabalhadores de uma GFIP/SEFIP
Caso tenha sido informado indevidamente um trabalhador para determinado empregador/contribuinte, a eliminação deve ser efetuada da seguinte forma:
a) Transmissão de nova GFIP/SEFIP, contendo os trabalhadores corretamente vinculados ao empregador/contribuinte (Modalidade 9), já eliminado o trabalhador indevido;
b) Para solicitar a devolução do FGTS recolhido a maior ou para exclusão de declaração, observar as orientações da Circular Caixa que estabelece
procedimentos pertinentes à devolução de valores recolhidos ao FGTS.


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Jéssica Tiago

Jéssica Tiago

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 20:22

Obrigada! VÂNIA..

Mas já foi feita a baixa do funcionário (Aldeni) ... provavelmente foi feito a RDT, na hora de fazer a resciAão, somente arrumou a parte do FGTS para ele receber , pois o funcionário já nem esta mais ativo....... (entrou em março e saiu em setembro de 2013)..
e como a pessoa havia passado as SEFIP, ficou com a informação no INSS, mas esse PIS era de outra funcionário (Valdomiro- o que foi puxar o extrato no INSS e que nunca trabalhou nessas duas CEI) , prejudicou o dono desse PIS e agora estou tentando arrumar para sumir esses vínculos do extrato do Valdomiro...é uma confusão danada mas tenho que dar um jeito de resolver.


Obrigada! pela atenção...

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 22 janeiro 2015 | 20:39

Certo Jéssica.
Para corrigir informações na Previdência Social, só transmitindo as GFIPs na modalidade 9.
Tem que ser todas GFIPs incorretas.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.