x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 523

Jacqueline Bastos

Jacqueline Bastos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 15:49

Caro colegas,
Uma empresa com tributação no presumido, vai contratar este ano um funcionário, nunca recolheu o INSS dos três Sócios. A empresa é obrigada a recolher o INSS dos sócios? Se sim, pode ser recolhido apenas num deles? Pois o outro trabalha em outra empresa e já recolhe como funcionário e o outro tem outro recursos. Aguardo retorno, grata

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 26 janeiro 2015 | 15:58

A questão do recolhimento é algo que está com fundamento no contrato social da empresa. Todos são sócios? Terão Pro labore?


Exatamente, e até onde eu sei mesmo que os sócios ja tenham recolhimento em outras empresas e ja estiver no teto maximo deve pagar os 20% sobre o pró-labore no caso dos lucros presumido e real. Se não faz INSS dos sócios provavel não informa GFIP e tendo movimentação da empresa deve ser informado.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Jacqueline Bastos

Jacqueline Bastos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 09:33

Bom dia , Cristiano e Jorge Fernando;

No contrato social relata sim a retirada do Pro Labore "Parágrafo 2º- Aos sócios Administradores caberá uma retirada mensal a título de PRÓ-LABORE, obedecendo os limites fixados pela legislação em vigor." O que achei um tanto estranho, foi que a contabilidade dessa empresa, nunca foi paga uma guia seguer de Pro-Labore, e a informação que a empresa me deu, é que quando existe outra fonte de renda, não era obrigada a retirada do mesmo ( informação dada por um colega da classe). Embora achei estranho o questionamento.
Vou providenciar a mudança no contrato social.
Grata pelas inforamções, e que nada mudou, as leis continuam as mesmas.
Um bom dia
Jacqueline

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 27 janeiro 2015 | 09:37

Bom dia Jacqueline,

É muito estranho mesmo, aqui tenho clientes que tem 4 empresas e fazem retirada em todas, em algumas só paga os 20% patronal devido a contribuição deles ja atingir o teto da previdencia. As vezes me assusto com empresas que vem de outras contabilidades com a quantidade de coisas erradas.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.