x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 704

Recolher INSS como contribuinte individual

Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 15:53

Pessoal, no caso de um trabalhador que já trabalhou por vários anos como empregado tendo o INSS sido recolhido no PIS normalmente. Esse trabalhador ficou 2 anos e meio trabalhando como autônomo e não recolheu no carnê, logicamente perdeu sua qualidade de segurado.

Tal trabalhador continua trabalhando como autônomo e agora quer voltar a pagar suas contribuições, minha dúvida: se preencher o carnê usando o código de contribuinte individual (20% salário mínimo) e efetuar os recolhimentos usando também o PIS daqui a quatro recolhimentos ele voltará a ter a qualidade de segurado?

Não sei ao certo como o INSS enquadrará a questão das categorias de segurado, pois antes ele era empregado e agora recolherá numa outra categoria, apesar de usar a mesma inscrição.

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 28 janeiro 2015 | 15:58

Vinicius salvo engano ele deve contribuir durante 12 meses para ser segurado novamente, quando vc sai de uma empresa vc ainda continua segurado por 12 meses, se nesse meio tempo vc pagar pelo menos 1 mês por ano vc continua sendo segurado. Ideal é ligar no 135 pra saber como esta a situação dele lá no INSS, tem casos que logo que começa pagar ja volta ser segurado.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 29 janeiro 2015 | 07:16

Jorge, quando o trabalhador perde a qualidade de segurado ele precisa pagar no mínimo 1/3 das contribuições para ter novamente a qualidade de segurado.

Minha dúvida é se esse seria apenas na mesma categoria, por exemplo, no caso que citei: ele só voltaria a ser segurado caso pagasse esse 1/3 das contribuições como empregado (carteira registrada).

Está aparentando, apesar de não encontrado matéria sobre tal, que como passará a contribuir noutra categoria precisará recolher os 12 meses em tal para se tornar segurado e voltar a ter direito aos benefícios previdenciários.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.