x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.404

GFIP/SEFIP passo a passo

Egiane Aparecida

Egiane Aparecida

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 09:22

Eu postei essa pergunta num tópico já existente e decidi criar um novo tópico porque minhas duvidas são muitas e infelizmente não tenho onde buscar socorro a não ser aqui no fórum:
Comecei a fazer folha semana passada sem nenhum conhecimento, pois a moça que trabalhava nessa área saiu do escritório e a outra que ficou no lugar dela fez errado as folhas de novembro e dezembro de vários clientes, porém cada cliente com uma situação diferente.
Primeiro cliente:
Não houve o envio da 1ª parcela do 13º junto com a GFIP competência Novembro.
Em dezembro ela fez o calculo somente da folha, sem o 13º e enviou a SEFIP somente da folha.
O cliente não pagou o FGTS e INSS.
Então, fiz o cálculo do 13º integral e enviei a SEFIP competência Dezembro/2014 novamente informando FGTS em atraso e Previdencia Social em atraso.
Tudo certo, imprimi a GRF para pagamento dia 06/02/2015 que saiu com valor do FGTS sobre a folha de dezembro, sobre o 13º , mais encargos.
Porém, para a GPS aparece a seguinte msg: (A GPS não poderá ser visualizada/impressa quando o indicativo de recolhimento da Previdência Social for “Em Atraso”.
O Relatório analítico de GPS imprimiu com o valor do INSS + Outras entidades. + juros/multa...
240,00+81,00+28,89=349,89, mas somente da folha... Tem de sair para o 13º também?
Preciso fazer tudo novamente sem informar (EM ATRASO para Prev. Social) ou posso fazer uma GPS avulsa online para pagamento?

Segundo cliente: Não houve o envio da 1ª parcela do 13º junto com a GFIP competência Novembro.
Em dezembro ela fez o calculo somente da folha, sem o 13º e enviou a SEFIP somente da folha.
O cliente pagou o FGTS e INSS.
Como fazer só para o 13º integral, (não é competência 13) que também já esta em atraso...

Terceiro cliente: Não houve o envio da 1ª parcela do 13º junto com a GFIP competência Novembro.
Em dezembro ela fez o envio da folha mais o 13º, e o cliente pagou FGTS sobre a folha de dezembro e sobre o 13º Integral.
Ontem fiz o envio da competência 13/2014 , em atraso, e gerou um GPS. Mas a competência 13 não é somente para informar a Previdência Social?

Não entendo e não sei o que estou fazendo. Os clientes já estão com problemas devido aos erros da moça e eu não quero causar mais.
Agradeço imensamente quem puder ajudar, pois só tenho 4 dias para corrigir dezembro e fazer a folha de janeiro.

Rosiane de Oliveira dos Santos

Rosiane de Oliveira dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 14:15

Egiane,

São muitas dúvidas mesmo, mas vamos lá.
1ª. GPS de 13º salário pode ser recalculada diretamente no site da previdência social, no link abaixo.
www2.dataprev.gov.br
2ª. a GPS de 13º salário pode ser calculada uma guia no mesmo link, apenas com a diferença, mas a informação terá que ser retransmitida.
3ª. A competência 13, é informativa para o FGTS, mas irá gerar a guia de 13º salário, que seria a guia de competência 13.
São muitas perguntas e muitas informações, mas espero ter lhe ajudado.

" Não espero perfeição de ninguém, porque perfeição não posso retribuir. Espero apenas sinceridade."

Rosiane de Oliveira dos Santos
Egiane Aparecida

Egiane Aparecida

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 4 fevereiro 2015 | 08:32

Prezada Rosiane de Oliveira dos Santos.
Me antecipo agradecendo...
Você escreveu:
(2ª. a GPS de 13º salário pode ser calculada uma guia no mesmo link, apenas com a diferença, mas a informação terá que ser retransmitida.)
Clicando no link diz: (página não encontrada).

Não consigo encontrar onde gerar a GRF da diferença.
Existe apenas para CEI/doméstica.
No meu caso é CEI/trabalhador rural.
Todas as pesquisas apontam, que devo enviar novo SEFIP, mas o cliente já pagou o FGTS sobre a folha de dezembro, faltando apenas o FGTS sobre o 13º salário).
Se gerar novo SEFIP irá calcular sobre os dois.
Nossa, como é difícil tudo isso...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.