x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 5.596

Auxilio doença seguido por licença maternidade

Patricia Violi

Patricia Violi

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Processos
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 16:37

Boa tarde, tenho uma dúvida e gostaria, por favor, do auxílio dos senhores.
Trabalho em regime CLT há um ano em determinada empresa. Engravidei e tenho uma gestação de risco. A obstetra quer me afastar por 3 meses (até o parto) para repouso absoluto. A empresa me deu 2 opções:
- Reduzir a carga horária, desde que o sindicato da minha categoria aceite homologar essa redução de 8h para 4h
OU
- PEdir que a médica me afaste pelo auxilio doença.

Minhas dúvidas são:

1). Se homologar no sindicato a redução da carga horária (que reduzirá também o meu salário), como ficará a minha licenca maternidade? Quanto receberei na licença sabendo que o meu atual salário bruto é de R$ 3.000,00?

2). Se eu for afastada pelo auxilio doença quanto receberei de licença maternidade (salário de R$ 3.000,00) ? Pois entendo que o beneficio do INSS certamente será menor que meu salário atual, esse benefício é contabilizado para cálculo da licença maternidade?

AGradeço desde já a atenção.

Patrícia

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 16:44

Boa tarde Patricia

Bem Vinda ao Contábeis!

1). Se homologar no sindicato a redução da carga horária (que reduzirá também o meu salário), como ficará a minha licenca maternidade? Quanto receberei na licença sabendo que o meu atual salário bruto é de R$ 3.000,00?


Verifique essas informações no seu Sindicato. Na minha opinião o melhor caminho seria afastar-se.

2). Se eu for afastada pelo auxilio doença quanto receberei de licença maternidade (salário de R$ 3.000,00) ? Pois entendo que o beneficio do INSS certamente será menor que meu salário atual, esse benefício é contabilizado para cálculo da licença maternidade?


Valor Auxilio Doença: 91% do salário-de-benefício;

Valor Auxilio Maternidade: valor mensal igual à sua remuneração integral, no mês de seu afastamento ou em caso de salário variável, igual à média dos 6 (seis) últimos meses de trabalho, apurada conforme a lei salarial ou dissídio da categoria (art.393 da CLT) . Não será considerado como salário variável o décimo terceiro salário ou férias, porventura recebidos;

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Patricia Violi

Patricia Violi

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Processos
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 16:50

Boa tarde Vânia, primeiramente agradeço seu retorno.

No caso da dúvida 2 (afastamento auxilio doença), supondo-se o cenário abaixo, de quanto seria a minha licença maternidade?

Afastamento por auxilio doença 3 meses: Receberia aprox R$ 1.400,00 de benefício.
Últimos 6 salários brutos antes do afastamento pelo auxilio doença (com remuneração variável) : R$ 3.810,00

Abraços.

Grata.

Patricia Violi

Patricia Violi

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Processos
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 18:01

Vânia,

Seria média dos últimos 6 salários antes do afastamento?

Outra dúvida, se o auxilio doença estiver em vigor ele é cancelado e substituído pela licença maternidade?

Grata.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 18:07

Veja o texto:

Qual o valor do benefício?

- Para segurada empregada: valor mensal igual à sua remuneração integral, no mês de seu afastamento ou em caso de salário variável, igual à média dos 6 (seis) últimos meses de trabalho, apurada conforme a lei salarial ou dissídio da categoria (art.393 da CLT) . Não será considerado como salário variável o décimo terceiro salário ou férias, porventura recebidos.

Vai depender da sua situação!

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.