x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 15

acessos 4.142

retificação da gfip no valor do inss e outras entidades.

FRANCYCLEYDE ALVES

Francycleyde Alves

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 12:11

Bom dia, estou com um problema em umas gfip que só tinha empregadores sócios que foram pagas em atraso e geradas no site desse modo: o valor do pró-labore é 4.000,00 só que na guia ficou assim valor do inss 400,00 e outras entidades 800,00, fui na receita e me informaram que eu tinha que informar do jeito que está na guia paga como faço isso? o valor de outras entidades só é paga quando se tem funcionário é isso? se sim como faço para corrigir isso?


Desde já agradeço.

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 14:20

Amigo o valor correto da guia deveria ser de 1.200,00, resumindo, 11% do INSS retido dele (4.000 x 11% = 440,00) e os 20% da contribuição patronal (4.000 x 20% = 800,00), na guia da o total de 1.200,00.

Para pro-labore e autônomos não existe o recolhimento para terceiros (outras entidades).

Retifique a sefip e se faltar valor você faz uma GPS a parte, se sobrar valor você compensa na proxima.

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 16:24

Não entendi, você disse que já foi retificado correto, e depois pergunta como faz na sefip, não entendi?
A SEFIP é que deve ser retificara, apenas acerte os valores nela e a reenvie, apenas isso e espera a receita, pode ser rapido como pode demorar, caso demore mais que 10 dias vá pessoalmente até um posto da receita para verificar essa pendencia pois ela obstruí a sua CND

FRANCYCLEYDE ALVES

Francycleyde Alves

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 16:56

Boa tarde, Fabio Roberto, é o seguinte fui na receita e lá me pediram para fazer uma retificadora, mais com os valores que eu coloquei na gps quando fiz pelo site ou seja 400,00 de inss e 800,00 de outras entidades, só que na competência 02/2014 não havia empregados, nas comp. 03/2014 e 04/2014 já havia empregados mais mesmo assim coloquei o valor errado de outras entidades e inss ( os valores foram os mesmo da comp. 02/2014), quando fiz a gfip retificadora continuou errado pois os valores não bateram novamente com a da gps paga.

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 17:19

Francycleyde, os valores não vão bater pois você recolheu errado, ou a mais ou a menos por isso não vai bater, porem a retificação deve ser efetuada pela GFIP, faça o cadastro manualmente na GFIP deste pro-labore e cadastre-o na opção certa pois não deve haver "OUTRAS ENTIDADES" e envie a SEFIP, pronto, apenas isso, a emissão da GPS pelo site não significa nada, ele apenas recalcula os juros de acordo com a selic, apenas isso mais não vai informação alguma a receita.

Detalhe, o recolhimento de 400,00 que fez esta errado, se o salario foi de 4.000,00 o recolhimento deve ser de 440,00 (11%).

Me responda assim que efetuar o calculo da GPS novamente, qual o valor total que pagou e qual o valor que esta dando na Guia gerada pela SEFIP?

FRANCYCLEYDE ALVES

Francycleyde Alves

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 19 fevereiro 2015 | 17:24

Bom dia, como foi pedido, retifiquei a GFIP e o valor nelas ficaram: comp. 02/2014 1.230,78 só o pró-labore, comp. 03/2014 1.558,78 com empregado e pró-labore e o mesmo valor para comp. 04/2014, as gps pagas foram no valor de: comp. 02/2014 1472,28 com multas e juros, comp. 03/2014 1404,60 com multas e juros e comp. 04/2014 1279,32 com multas e juros, tirando as multas e juros o valor de cada gps seria 1200,00.

Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 8 abril 2015 | 14:38

Francycleyde Alves,

pelo que entendi, a competência 02/2014 se não tinha empregados está correto o valor original de R$ 1.200,00 no campo 6 da GPS.

a partir da competência 03/2014 que já teve empregados, você tem que consultar os percentuais de RAT e FAP de acordo com o CNAE ( código de atividade ) da empresa, para poder saber os valores de terceiros que se refere aos empregados.
As informações na Gfip devem bater com as das GPS pagas.

Agora, o que pode ter ocorrido é o preenchimento errado nos campos da GPS da competência 02/2014, por exemplo, as contribuições dos segurados que são os empregados e os sócios irão no campo 6, os valores de outras entidades vão no campo 9, se o preenchimento foi errado é só pedir o ajuste de guia via agendamento no site da receita.

O FAP, voce encontra no site da previdencia.

ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 13:32

Boa tarde

meu cliente digitou os dados errados na hora de fazer o pagamento da GPS. O valor do INSS ele lançou no campo Outras Entidades e o valor de Outras Entidades ele lançou no campo INSS.

Como faço?

Atenciosamente
Eliane Rezende
ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 13:59

Daniela Nolêto

estou com dúvida no preenchimento da guia. Pode me ajudar?

Nos quadros 1 e 2 sem problemas, mas no quadro 03, me pede tipo (1,2,3): nesse caso tenho que demonstra alguma coisa?
Ou somente no campo Tipo 04 eu demonstraria o valor que foi pago do campo 6 e 9 (DE) e o valor que deveria ser (PARA)?

Agradeço muito se puder me responder.

Atenciosamente
Eliane Rezende

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.