x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.681

GFIP - Prolabore ou Distribuição de Lucros - Como proceder?

Josemar Santos

Josemar Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Sábado | 21 fevereiro 2015 | 18:17

Boa tarde Amigos.

Compreendo que este assunto ja foi muito comentado por aqui. Mas de muitas mensagens e artigos vistos, muitos deles ja antigos ou sem um definitivo embasamento completo na minha questão.

Peço gentilmente a ajuda de voces.


Tenho uma empresa individual sendo tributada no simples nacional. Abertura dela foi no ano de 2013.

Desde então todos os meses prestei serviços a uma empresa emitindo nota fiscal. Mas nunca fiz a entrega da declaração GFIP.

Pois infelizmente a informação que eu tive, é, que eu não precisava, pois eu poderia informar no final do ano como DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS. E foi o que fiz na DASN de 2014. Mas não fiz nenhuma GFIP.

Hoje vejo que preciso declarar e corrigir os erros dela. Mesmo que não apareceram nenhum pendencia na receita federal.

1° Pergunta:

Posso optar por Distribuição de lucros ao invés de pro-labore? Ou, sou obrigado a retirada de pro-labore. Qual seria o melhor ou que terei menos dor de cabeça, e quanto aos descontos para ambos.

2° Pergunta:

Desesperadamente como que eu corrijo isto. Faço uma GFIP só do mês que eu fiz a distribuição de lucro? (FEVEREIRO.2014) e quanto as multas.



Qual o melhor a se fazer. Por favor gente, peço gentilmente a colaboração de vocês. Em vista que eu mesmo quero resolver este problema.

Obrigado.

Josemar Santos

Josemar Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Segunda-Feira | 23 fevereiro 2015 | 19:22

Sr. Carlos,

Agradeço pela mensagem e por vossa atenção.

Puxa amigo, eu até gostaria, mas sou recém formado em contabilidade. Ja tenho o CRC e Certificado digital. Conheço sobre algumas coisa até, mas infelizmente sobre estas declarações a faculdade não me ensinou. E atualmente trabalho em outro ramo.

Até pensei em repassar para um escritório... Mas logo imaginei, eu preciso aprender.

Quanto a duvida de Pro-labore e Distribuição de lucros eu ja vi em varias matérias, mas infelizmente não consegui obter alguma informação confiável e precisa. E não querendo julgar, mas já vi muitos contadores indicar decisões para fins próprios. Ou seja, lucrarem mais futuramente.

Bom no caso estou com esta duvida.

E algo que me tira o sono é a situação da empresa. A qual desde que foi aberta jamais teve uma GFIP ou alguma outra declaração a não ser a do Simples Nacional Anual.

E que nesta foi informado a retirada de lucros de um valor um tanto alto.

Enfim meus caros amigos,

Agradeço por cada retorno, e pela compreensão, mais uma vez muito obrigado Sr. Carlos.

E bom assim espero alguma ajuda de vocês.

Obrigado.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.