x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 2.047

Rafael Reis

Rafael Reis

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 14:32

Prezados colegas,

Hoje nos apareceu um entrave, no qual, nunca tínhamos vivenciado.

O funcionário foi demitido dia 29/12/2014, devido algumas alterações, tornou-se necessário fazer uma folha complementar, o que gerou uma nova guia de GRF com um valor residual de X.

Quando este ex funcionário foi até a agência da caixa efetuar o saque, só conseguiu sacar o valor inicial (feita através da rescisão no dia 29/12), o valor complementar, o mesmo não consegue sacar. O funcionário da Caixa alegou que o funcionário ainda está vinculado a empresa.

No meu pouco entendimento, isso não tem coerência nenhuma, tendo em vista que, se ele já conseguiu efetuar o 1º saque, como ainda pode existir tal vinculo?

Até onde sei, não é possível gerar uma chave de saque (Comunicar movimentação do trabalhador), sem informar a data da movimentação (baixa).

Algum colega já passou por situação parecida, e sabe informar como resolve-la?

Obrigado.

Daniela Nolêto

Daniela Nolêto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 14:37

Rafael,

quando você faz uma guia complementar para qualquer funcionário que sai da empresa, você transmiti isso na SEFIP, portanto você deve gerar uma nova chave de movimentação para que o mesmo efetue o saque do saldo do FGTS

Atenciosamente
Daniela Nolêto
Rafael Reis

Rafael Reis

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 14:41

Boa tarde Daniela Nolêto,

Obrigado por dispor de seu tempo para tentar me ajudar :D

Na verdade, este procedimento foi realizado, desculpe-me por não citar no início deste tópico.

Quando o funcionário foi demitido, geramos uma chave, após cerca de 20 dias da rescisão, fizemos a folha complementar e geramos outra chave, esta segunda chave, perdeu a validade, então, geramos outra recentemente. Mesmo assim, não conseguimos sanar este problema.

Rafael Reis

Rafael Reis

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 14:51

No extrato dele, não aparece este valor. Imaginei que pelo fato do mesmo não estar mais vinculado a empresa, essa informação não deveria aparecer mesmo.

O ultimo valor que me aparece é o Saldo do FGTS (Junto com multa e etc), e um pequeno desconto, denominado, taxa de saque. O saldo em sí, está R$0,00.

Essa informação deveria aparecer?

Utilizei como parâmetros outros funcionários que foram demitidos em circunstâncias iguais, e nesses extratos, também não constam essa informação, porém, nenhum outro teve este problema.

Daniela Nolêto

Daniela Nolêto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 14:54

Se você efetuou o pagamento da guia do FGTS, esse valor devia aparecer no extrato novamente, a não ser que o funcionário tenha alguma alteração como, nome, pis, endereço na caixa, daí o valor pode ter ido parar em outro pis.

Atenciosamente
Daniela Nolêto
Rafael Reis

Rafael Reis

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 15:01

Fiz uma conferência dos dados, aparentemente, tudo OK. Inclusive, se tivesse algo em discordância, acredito que ele não teria conseguido nem sacar na 1ª vez, certo?

De qualquer forma, vou verificar porque este valor não aparece no extrato, obrigado.

Rafael Reis

Rafael Reis

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 15:09

Ótima ideia, vou fazer isso, pois, via telefone, não souberam me orientar a respeito.

Novamente, muito obrigado.

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 15:21

Rafael,

boa tarde


é complicado ,pq na verdade estamos lidando com sistema,a ideia da colega Daniela foi perfeita,leva toda documentaçao junto a atendente da caixa para ela ver o que aconteceu,e por consequencia alterar manualmente se for o caso.

att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Rafael Reis

Rafael Reis

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 15:33

Michele,

Realmente, já tive a oportunidade de trabalhar em uma empresa de Software para contadores, e existem situações que ninguém consegue explicar...

É o mistério da informática rs.

Já estou separando os documentos para a comprovação do pgto e pretendo ir amanhã, o mais cedo possível, porque ultimamente, as filas estão sempre gigantescas.

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 16:27

Rafael,

boa sorte e qlqr coisa nos matenha informado,pois as nossas experiencias serve para outros colegas.


att

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 4 março 2015 | 17:04

Amigo isso pode ter acontecido devido a ser feito um novo deposito depois da data de demissão informada e a guia recolhida.
Se for isso terá que fazer a RDT, mais como vai até a CEF (orientação mais que correta da amiga) eles lhe informarão o procedimento a ser feito, pode ser tantas coisas.

Rafael Reis

Rafael Reis

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Quinta-Feira | 12 março 2015 | 11:54

Como os colegas solicitaram, eu ia mantando todos informados da resolução do caso, porém, até o presente momento, não estou conseguindo entrar em contato com o ex colaborador que aconteceu o caso, agora não sei se ele conseguir sacar ou se deixou pra lá, tendo em vista que o valor era bem pequeno. Enfim, se tiver notícias venho informa-los.

Uma ótima semana a todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.