x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 14

acessos 1.189

Pammela

Pammela

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 10 março 2015 | 13:01

Boa tarde!


Gostaria de saber se alguém tem alguma informação referente ao início do e-Social, a partir de quando as empresas terão que começar a enviar.


Desde já agradeço!

Atte.,
Pammela

"A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns."
Francisco Rabelo Junior

Francisco Rabelo Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 12:17

ola Pammela e Kamila Pereira, boa tarde.

Foi pactuado entre o comite gestor do esocial e grupo de trabalho federativo, e com a publicação da resolução nº 1/2015 , as informações poderão ser enviadas a partir de fevereiro de 2016, inicialmente pelas empresas de grande porte, ou seja, empresas com faturamento igual ou acima de R$ 78 milhões de faturamento anual e possivelmente no meio do ano de 2016, as empresas com faturamento igual ou acima de R$ 3,6 milhões de faturamento anual.

As MPE"s com um tratamento diferenciado terão um calendário próprio próprio que atenua os impactos esperados por esse segmento empresarial.

Espero ter ajudado, mas todos estamos ansiosos por mais esta atividade que na minha opinião será benéfica ao RHU.

Francisco!

Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 11:03

Bom dia.

O eSocial não envolverá apenas o SEFIP, pense muitissimo amplo, eSocial é uma projeto que faz parte do SPED ele irá contemplar informações aos órgãos: MTE, INSS, CAIXA, RECEITA, PREVIDENCIA, JUSTIÇA etc ... então SEFIP em si não é nada comparada a imensidão do projeto que veio para eliminar várias obrigações acessórias e acabar de vez com as informações prestadas da forma como nós prestamos, cada órgão gerencia tua informação da forma que quer, com o eSocial as informações serão centralizadas, para nós no RH/DP será uma maravilha, contudo no inicio enfrentaremos muitíssimas dificuldades.
Haverá um programa PVA assim como nos outros projetos do SPED, e serão baseados em webservice ... enfim, existe varias informações sobre o eSocial nos diversos fóruns.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Francisco Rabelo Junior

Francisco Rabelo Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 14:22

Viviane Teixeira Jardim e Viviane Teixeira Jardim , boa tarde.

além do que o colega Luis Alves mencionou, todas as obrigações acessórias de RHU estarão neste meio. Sobre seus questionamentos abaixo, vamos ver se ajudo:

[Estou bem insegura quanto a data que entrara em vigor o esocial, onde você obteve esta informação?
O esocial sera com a Sefip? Teremos que baixar um programa??
]

A informação veio através de uma publicação que recebi da PME que entrevistou o Diretor de assuntos legislativos da FENACON;

Sobre a SEFIP já esta esclarecido;

Provavelmente sim em substituição aos utilizados hoje e certamente será dentro da plataforma SPEED.

Abçs,
Francisco

ET: Para evitar problemas mencionado pelo colega Luis, sugiro verificarem os "lay outs" de seus sistemas e a qualificação dos funcionários das empresas em que atuam.

viviane teixeira jardim

Viviane Teixeira Jardim

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 14:37

Francisco Rabelo Junior!

Muitíssimo obrigada pela orientação, vocês aqui são incríveis.
Na minha pergunta [Estou bem insegura quanto a data que entrara em vigor o esocial, onde você obteve esta informação?
O esocial sera com a Sefip? Teremos que baixar um programa??]
Não soube lhe explicar... Na verdade minha duvida ( que é o que meu chefe me cobra) é se o E-social vira como um programa, arquivo, que teremos que baixar e assim transportar as informações??!
Tenho lido e estudado bastante para me interar, mas confesso que cada dia me surge uma duvida...Rs.

Novamente, obrigada pela atenção e disposição, vocês não sabem o quanto tem me ajudado.

Boa tarde,

Viviane

Francisco Rabelo Junior

Francisco Rabelo Junior

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 14:53

Viviane Teixeira Jardim oi,

é se o E-social vira como um programa, arquivo, que teremos que baixar e assim transportar as informações??!
- Sim creio que sera na plataforma SPEED.

Observe o que coloquei no final da resposta pois para evitar problemas mencionado pelo colega Luis, sugiro verificar os "lay outs" de seus sistemas pois ele terá que estar apto a transportar as informações de acordo com o que sera solicitado pelos diversos orgãos. NÃO se esqueça de efetuar a qualificação dos funcionários das empresas em que atua.

É sempre muito bom podermos discutir assuntos diversificados aqui no fórum, aprendemos muito.

abçs.
Francisco


Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 14:56

Viviane Teixeira Jardim , o eSocial terá um PVA que será o validador, o projeto em si será por web services, e os dados serão gerados pelo seu software de folha de pagamento, contudo eu não sei lhe informar será no próprio PVA você poderia fazer os cadastros sem ter que importar de um software terceiro...
O seu chefe não pode te cobrar uma coisa que ainda não tem definição, pois sabemos que o layout 2.0 saiu, o MTE e a caixa já se pronunciarem quanto ao eSocial, e devemos agora aguardar a liberação da qualificação de trabalhadores, para a partir daí irmos corrigindo os problemas nas diversas bases de dados hoje existentes, pois quando iniciar a transmissão do eSocial ele não irá aceitar erros (pois todos os dados serão validades no PVA através do web services) ...

Enfim, é muito complicado nós tentarmos resolver, ou saber de algo que ainda esta apenas no layout, é certo que através do manual e do layout nós deveremos estudar, verificar os dados que são exigidos e procurar nos adequar o quanto antes pois muitos não acreditavam que esse projeto iria dar certo, a verdade é que ele vai dar certo sim e vai botar para quebrar kkk... como eu disse antes, no inicio vai ser difícil, mas depois de um tempo nós vamos ter tempo para ir pescar, tirar umas férias rs ...

baixe o layout e o manual atualizados no site -> http://www.esocial.gov.br/lancamento.aspx
obs: a qualificação está inativa http://www.esocial.gov.br/QualificacaoCadastral.aspx
desculpe-me pelos erros.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
viviane teixeira jardim

Viviane Teixeira Jardim

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 15:01

Francisco Rabelo Junior e Luis Alves.

Obrigada mais uma vez, vocês fizeram toda diferença.
Já estamos nos adequando ao e-social, principalmente quanto as informações no cadastro dos funcionários para que não seja feita a importação errada.
Irei ler com mais cuidado o manual e o layout.

Vocês me ajudaram muito e fico muito feliz em ver que podemos contar com amigos. GRATIDÃO!

Att,

Viviane

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.