x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 619

Plano de Carreira

Marlon Jefferson Jaculi de Oliveira

Marlon Jefferson Jaculi de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 09:01


Bom dia Pessoal... meu nome é Marlon Jefferson e trabalho como analista contábil júnior a dois anos e meio... gostaria de saber quais competências e qualidades eu preciso possuir para ser considerado um analista contábil sênior....

Desde já agradeço a atenção e a ajuda de vocês

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 10:58

Passar pelo Pleno.... (Brincadeira)
Amigo é complicado, se for pela lógica seria ter antes passado pelo cargo de pleno e ter no minimo 5 anos de conhecimento na área e um profissional pleno, acima de 5 anos, sem contar outros fatores como tomada de decisão, visão generalista globalizada, postura profissional, uma vivência pessoal para resolver problemas e enfrentar desafios, além de ter maior aderência à cultura da empresa, bom convivio com os funcionários da mesma área e de outras áreas.

Um analista iniciante começa a se ligar mais a parte estratégica da empresa do que a parte operacional, ele ainda faz a operacional mais será iniciado um processo para qualificação de estratégias, ele vai começar a pensar e sugerir melhoras e isso será exigido dele, um senior muito mais.

Não basta ter o tempo de experiência e a graduação, tem que ter tudo o que citei acima e esta avaliação é feita pelo seu gestor, o problema é que todos acham que tem estas aptidões e não tem...

Terá que se enxergar pelos olhos dos outros para ter uma melhor visão de você, uma avaliação 360 é uma excelente ferramenta para medir como você se enxerga e como os outros (chefe, subordinados, parceiros) te enxergam e terá a partir dai uma base para melhorar.

Outro fator importante é ter a vaga, não adianta você ter todas as aptidões porem não existir a vaga, para você subir alguem terá que subir também ou cair (exceto em casos de crescimento da empresa onde serão necessários mais profissionais).

Marlon Jefferson Jaculi de Oliveira

Marlon Jefferson Jaculi de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 12:18


Entendi, muito obrigado pela ajuda Fábio... creio que eu deva viver não só a realidade da empresa que trabalho hoje, já que minhas funções são repetitivas e pré determinadas, para que eu possa vivenciar desafios maiores é preciso enxergar além de minhas funções, ter de fato como você disse uma visão mais sistêmica.

Muito obrigado pela dica... só para terminar... a análise 360 que você diz, seria fazer um questionário ou uma discussão em grupo visando identificar como os outros funcionários me veem no trabalho??

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 12:24

É uma avaliação mesmo, geralmente feita em toda a empresa por uma outra empresa contratada levando em conta as particularidades de cada cargo.

Existem alguns tipos, avaliação 180, avaliação 270 (não muito utilizada) , avaliação 360 e esta surgindo também a 450.
É uma forma de avaliar a pessoa e saber como ela se enxerga e ela saber como os outros a enxergam, para empresas de grande porte ela é indispensável, até mesmo para possiveis promoções ou demissões.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 13:27

Boa tarde caros Marlon e Fabio!

ótima a explanação de nosso colega Fábio, uma ampla visão na área de RH/Depto. Pessoal, é isso mesmo e assino em baixo tudo o que ele falou, mas vou passar um pouco para o meu lado, o de gestor, apenas Marlos para dar umas dicas à mais e complementar o Fabio.

A ascensão na carreira de qualquer indvíduo se faz também e muito pelo esforço espontâneo, ou seja, nunca se acomodar.
Hoje eu admiro muito quem estuda (seja colégio, técnico ou faculdade) mas para mim só isso não basta. A pessoa que está trabalhando comigo tem que mostrar que não está acomodado com a função (nem falo cargos) que está exercendo no momento, ela tem que me mostrar e provar, que quer aprender muito mais, que sabe ouvir, entender, guardar somente as coisas úteis e descartar o que não presta e também que sabe falar, ter opiniões, mesmo que elas não possam ser utilizadas, mas só o fato de demonstrar o interesse em crescimento, já me ganha muitos pontos.

às vezes as pessoas se atentam ao "nome do cargo" sem se atentar no que realmente elas são capazes de fazer.. você Marlon, pode muito bem ter esses anos como "Analista Contábil Jr", mas seu conhecimento pode ser maior que muitos cargos acima do seu.

Bom finalizando para não ser pedante, oriento à você ir atras de cursos especializados (essas loucuras dos SPEDs da vida), novas Leis (que vão nos deixar malucos), pois o seu conhecimento pode não ser notado onde você está hoje, mas poderá ser notado, e tenhas certeza de que será, quando um dia você quiser voar por outros ares (a gente nunca sabe o dia de amanhã e sabemos que não somos cativos onde trabalhamos)....


Boa sorte


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 16:03

Isso mesmo Marlon.. é assim que se fala.... especializando-se o cenário se abre automaticamente e as chances são muito maiores...


Boa sorte e precisando de alguma coisa, não hesite em postar.... o fórum está cheio de pessoas que se ajudam......


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.