x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 9.046

Recolhimento de INSS a maior devido não atualização da FAP

Gabriel Bosco

Gabriel Bosco

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 13:48

Descobri que a empresa que comecei a trabalhar está recolhendo INSS a maior devido a não atualização da alíquota FAP (a alíquota para ajustar o RAT é de 0,5 e desde 2012 estava sendo recolhida com alíquota de 1,69). Logo, desde essa época, temos um montante a deduzir mensalmente na GPS a fim de recuperar esse valor. Gerar a GPS com a dedução é a parte fácil, mas como informarei os detalhamentos dessas deduções para a Previdência? No link ( www.previdencia.gov.br ) a previdência explica como isso deve ser feito através de um formulário (no caso o RRD), mas este é para retificação de dados do trabalhador... Não há nada que fale de recolhimento de INSS patronal a maior... Como informarei os detalhamentos dessas deduções para a Previdência?

Gabriel Bosco
FABIO LUIZ DE JESUS

Fabio Luiz de Jesus

Prata DIVISÃO 2, Gerente Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 08:41

Agnaldo o link não está funcionando.

Gabriel,

Retifique todas as sefip´s que estão com as alíquotas incorretas, e depois verifique os recolhimentos com as SEFIP´s retificadas, o que for pagamento a maior, vc pode compensar na próxima SEFIP, guarde toda a documentação em caso de uma eventual fiscalização.

Proprietario da FLJ Consultoria Trabalhista empresarial
Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 09:10

Exato, antes de mais nada retifique as GFIPs e veja quanto vai dar as diferenças pagas a maior, depois vc pode compensar mês a mês até terminar, lembrando que a previdência aceita compensar somente 30% do valor do INSS por mês.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"
Gabriel Bosco

Gabriel Bosco

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 9 anos Segunda-Feira | 30 março 2015 | 15:43

Obrigado pessoal! Eu imaginei que teria que ser feito isso mesmo. Mas precisava me certificar se não havia uma maneira "menos trabalhosa" de corrigir as GFIP. Já fiz um levantamento de quanto deveríamos ter recolhido e isso nos dará aqui boas deduções nas GPS ao longo do ano.

Gabriel Bosco
Gabriel Bosco

Gabriel Bosco

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 9 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 16:58

Obrigado Maria Eliana pelo lembrete! A propósito, algumas dúvidas ainda:

1 - Não consigo achar as tabelas auxiliares do INSS à época no site da CAIXA nem em outros sites. Alguém teria algum link onde posso fazer os dowloads?
2 - Será necessário também atualizar tabelas para FGTS?
3 - Através da versão 8.4 do SEFIP conseguirei fazer estas retificações?

Gabriel Bosco
Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 7 abril 2015 | 17:23

Gabriel Bosco,

1-no seu aplicativo Sefip devem constar todas estas tabelas não ? no Sefip, clique em exibir "tabelas do INSS", que eu saiba conforme a competência que estamos informando o sistema busca a respectiva tabela.

2-quanto ao FGTS não haverá alteração.

3-sim conseguirá.

Gabriel Bosco

Gabriel Bosco

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 9 anos Quarta-Feira | 8 abril 2015 | 16:41

Ainda tenho dúvida sobre a forma como farei as retificações na SEFIP:
1 - Serão feitas via importação da folha à época com a alíquota atualizada? Isto é, na modalidade 1 (declaração à previdência)? ou;
2 - Serão feitas semelhante às deduções para licença maternidade, como vejo no link https://www.youtube.com/watch?v=7WO7f73CbOU ?

OBS: As diversas dúvidas é pq sou novo em DP.

Gabriel Bosco
Maria Eliana de Carvalho

Maria Eliana de Carvalho

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 8 abril 2015 | 17:09

Gabriel Bosco,

não posso dizer que sou craque no Sefip, aprendi muito aqui no fórum . . . mas, a meu ver primeiro voce deve ir retificando todas as Gfip's em questão na modalidade 9 e vá planilhando os valores recolhidos a maior, a partir da próxima competência a vencer voce já poderá comecar a compensacao.

Atencao no Sefip para as informacoes no cadastro/movimento da empresa quanto as alíquotas para RAT e o FAP ( que será corrigido ), este trabalho deverá ser minucioso, faca quantas simulacoes forem necessarias para corrigir os erros, utilize os relatórios entregues na época para conferir os valores das simulacoes que fará.

quanto a compensacao, nas gfip's futuras voce lancara na aba informacoes complementares no movimento da empresa --> dados do movimento --> valor possivel a compensar ( ate o limite devido de INSS no campo 6 ) não pode haver compensacao no valor de outras entidades nunca.

Gabriel Bosco

Gabriel Bosco

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 9 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 17:45

Maria Eliana,

Obrigado pelas pontuais orientações. Fiz uma simulação e bolei uma espécie de "tutorial" para não me perder no meio do caminho... Serão 53 retificações que realmente terei que verificar com a minuciosade que você citou.

Farei as compensações de forma que fique claro para identificação em caso de fiscalização Ex:

Competências retificadas: 01/2013 a 13/2013 / Compensada na GFIP 04/2015.
Competências retificadas: 01/2014 a 13/2014 / Compensada na GFIP 05/2015.

Se alguém quiser ver como esse tutorial ficou, encaminhe um e-mail para @Oculto

Gabriel Bosco
Rafael Ramos

Rafael Ramos

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 10:26

A compensação de credito de INSS é um pouco trabalhosa, mas fácil. E pode ser feito do valor inteiro e atualizado.

Primeiro precisa retificar a SEFIP que você enviou e gerou esse credito.

apos isso, lançar em uma planilha o valor pago a maior e o credito que gerou.

Com esse credito, você atualiza através da tabela SELIC mês a mês, pois você pode ter um credito muito maior do que imagina, afinal, você pode compensar esse credito atualizado de acordo com a SELIC.

apos isso, nas competências que for enviando atualmente, você vai compensando esse credito atualizado competência por competência. é bem simples!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.