x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.934

Aposentadoria MEI - Nunca Trabalhou

Gustavo Trevizan

Gustavo Trevizan

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 abril 2015 | 22:50

Prezados, boa noite! Preciso da ajuda de vocês.

Minha mãe tem 53 anos e ela só trabalhou 3 anos registrada em carteira de trabalho (de 1984 a 1986), desde então nunca mais trabalhou pois ela tem depressão, hipotiroidismo, arritmia cardíaca e obesidade grau II, ela nunca pagou INSS por fora também pois não tem condições de pagar, eu que ajudo em casa nos custos e estou querendo pagar p/ ela aposentar por idade, pelo que vi se eu abrir uma MEI pra ela, ela poderá se aposentar com 65 anos, é isso? (53 anos que ela tem agora + 12 anos pagando MEI + 3 anos de contribuição 1984-1986)

Meu pai falou que foi falar com um pessoal do SEBRAE e eles não recomendaram fazer isso pra ela porque se ela se aposentar pelo MEI e morrer, a aposentadoria não vira pensão e meu pai não recebe nada, é verdade isso?

E a última dúvida: meu pai começou a pagar há alguns anos pela guia do INSS (R$ 157,60 por mês), será que compensa ele abrir um MEI também? O que recomendam? Eles só vão se aposentar por idade mesmo, pois meu pai nunca trabalhou registrado, portanto não contribuiu p/ o INSS.

Gustavo Trevizan

Gustavo Trevizan

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 10 abril 2015 | 15:09

Olá Vânia, isso mesmo, pois se for contribuir pelo INSS é 20% e pelo MEI é bem mais barato, conheço algumas pessoas que já fazem isso, só faz a MEI pra aposentar por idade porque paga mais barato, por quê?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 10 abril 2015 | 15:34

Então Gustavo... Existe a possibilidade de recolher 11% sem ser MEI, apenas para aposentar-se por idade.

Código 1473 Facultativo - Opção: Aposentadoria apenas por idade (art. 80 da LC 123 de 14/12/2006) - Recolhimento Mensal - NIT/PIS/PASEP


Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Rômulo

Rômulo

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 9 anos Sexta-Feira | 10 abril 2015 | 15:38

Alguns Conceitos do MEI.

1 - Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

2 - O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado pela Lei Complementar nº 128/2008, aonde o trabalhador informal, aquele que trabalha por conta própria, pode se formalizar e ter acesso vários benefícios, como emitir nota fiscal, cobertura previdenciária, acesso a linhas de crédito e vender para o governo. O MEI está enquadrado no Simples Nacional, e isso permite que o mesmo fique isento dos impostos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL) .

Logo se a pessoa não se enquadrar no MEI, o INSS poderá não conceder o beneficio.

Gustavo Trevizan

Gustavo Trevizan

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 10 abril 2015 | 20:18

Vânia, obrigado por responder, mas se pode pagar 5% pelo MEI, por que pagar 11% sendo que só vão aposentar por idade? Se não fosse vantagem não teria várias pessoas pagando MEI só pra aposentar, concorda? (devido ao baixo custo)

Rômulo, meu pai é comerciante (pastelaria) e pra ele se encaixaria perfeito o MEI, pra minha mãe ela vende crochet artesanal às vezes, pronto, já está enquadrado como MEI, certo? A única questão que quero realmente saber é referente a pensão, porque meu pai já foi no SEBRAE e consultou um advogado que falou que caso se aposentar pelo MEI não vira pensão para a esposa ou marido, é verdade?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.