x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 553

INSS Sócio Optante pelo Simples Nacional

Luciano Fidelis

Luciano Fidelis

Iniciante DIVISÃO 1, Account Manager
há 9 anos Sexta-Feira | 10 abril 2015 | 14:48

Caros Amigos,


Tenho uma grande dúvida referente ao recolhimento do meu INSS. Sou prestador de serviços de TI e tenho uma empresa optante pelo simples nacional.

Todos mês eu recolho 6% de impostos e crio uma Guia GPS com CNPJ da minha empresa no valor de R$ 86,68, ou seja, 11% sobre o salário mínimo.


Dúvidas:

O valor de 11% que estou pagando esta relacionado com a minha contribuição pessoa física para o INSS ?

Se sim, e o meu sócio não teria que recolher também o INSS ?

Se não, como contribuo com o INSS para ter direito a aposentadoria sendo Pessoa Jurídica ?


Obrigado !



Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 10 abril 2015 | 16:16

Olá Luciano Fidelis
Boa tarde,

Bem Vindo ao Portal!

Não basta emitir e recolher a sua GPS. É necessário transmitir a GFIP, documento este que comunica os órgãos competentes da sua contribuição.
Não sei desde quando você recolhe, mas se você for na Previdência Social esses valores não constarão.
Na GFIP você informa seus dados como sócio e automaticamente o recolhimento vai para o seu NIT.

Há possibilidade de recolher para os dois sócios em uma única GPS, mas comunicando através da GFIP os dados de ambos.

Você tem um contador que cuida da sua Empresa? Entrega declarações? Enfim...

Att,,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.