x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 608

Retificação de uma GFIP

Felipe Cardoso Rodrigues

Felipe Cardoso Rodrigues

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 17:21

A questão foi a seguinte: Em uma determinada competência o valor do INSS a recolher de determinada empresa não foi suficiente para gerar a GPS ai nesse caso esse valor teria que ser incorporado na GPS do outro mês, porém no outro mês a GFIP que foi enviada primeiro foi com o valor do mesmo, no entanto foi percebido que teria que informar o valor da competência passada, ai foi enviada outra GFIP informando o valor do mês passado e o do mês atual e posteriormente foi recolhida porém com outra chave, mas a GFIP que ficou processada no sistema unificado da receita federal e previdência social foi a primeira com o valor incorreto ai está aparecendo a pendência. Ai eu queria saber como retificar essa GFIP?

Mirele Sotelo

Mirele Sotelo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 8 maio 2015 | 17:52

Boa tarde.
Estou com uma dúvida de retificação de GFIP, espero que vocês possam me ajudar.
Meu cliente ME sociedade ltda, composta de dois sócios, estavam com outro contador e fizeram a GFIP com retirada de pro labore de apenas um sócio para fins de INSS, não informaram o outro sócio na GFIP, agora querem reaver as GFIPs atrasadas incluindo o novo sócio para contagem de INSS.
Algumas dessas GPS não foram pagas e constam com divergência na CND da previdência e algumas já foram pagas. O receio é não perder o que já foi pago.
A dúvida é: Para incluir o novo sócio tem como gerar apenas uma nova GFIP e deixar apenas o sócio no movimento sem prejudicar a GFIP/GPS anterior ou teria que fazer uma de exclusão e gerar uma nova com os dois sócios? Se fizer a de exclusão o sócio que já contribuiu irá manter o pgto da GPS ou vai perder?
Agradeço pelo apoio desde já.

Sds.

*** Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina) ***

Mirele Sotelo
Téc. Contabilidade - Bach. Administração
R&M Contabilidade e Auditoria
https://www.rmcontabilidadeeauditoria.com.br
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 11 maio 2015 | 09:00

Olá Mirele Sotelo
Bom dia,

Você envia a GFIP na modalidade 9 para o sócio já informado e o outro na modalidade 1 e paga a diferença de INSS.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.