x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.129

Dúvida divergência de GFIP x GPS

Ana Paula

Ana Paula

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 15 abril 2015 | 17:30

Boa tarde pessoal,

Estou com uma grande dúvida, fui tirar uma CND de condomínio e descobri que havia divergência de GFIP x GPS (valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS). Fui verificar e descobri que o código da RAT e FAP tava errado fiz a alteração para mandar a retificação, mas ao conferir descobri que em 2013 tem umas diferenças de valores mas só que o erro pelo que vi é deles. Pois a base de calculo de INSS de uma funcionária foi 1.247,00, pela tabela do INSS da época até 1.247,70 era 8%, sendo assim o valor do funcionário seria 99,76. Na retificação da gefip percebi que a diferença é 12,47, como se eles tivessem calculando com 9%.
A pergunta é o que eu faço nessa situação? Acredito que se eu mandar a retificação só com o código certo da RAT e FAP não irá resolver, pois eu fiz certo e o calculo deles ta errado.

Desde já agradeço

TACIANA

Taciana

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 20 abril 2015 | 16:09

Olá Ana Paula

Verifique seus cálculos de acordo com a tabela da época vigente, como também o FAP.
se estiver alguma pendência, gere SEFIP de exclusão e logo o de inclusão informando a forma correta, e se devido, recolha a GPS complementar. Logo apresente à RFB para regularização.

Se não tiver pendências, leve cópias das GFIP´s à Receita e apresente a documentação.

De toda forma, sempre que deparo com essa situação, ainda que conclua que fizemos correto, faço a exclusão da GFIP e logo a inclusão, dou um tempo de uns dias para cair no sistema e apresento à Receita, que sempre fica ok.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Att.

Ana Paula

Ana Paula

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 10:52

Bom dia Taciana,

Descobri o erro, na verdade a tabela do INSS estava desatualizada desde 2012, o calculo do INSS foi pago certo porque tava sendo feito manualmente, só que na hora de informar pela sefip acabou indo errado pela tabela estar desatualizada. Agora não sai a CND porque consta débito. O que devo fazer nesse caso?

Desde já agradeço a atenção.

grata

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.