Vanessa de Lima
Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal SEGURO DESEMPREGO ON-LINE
Antes de gerar o seguro desemprego do funcionário, verificar se o cadastro está correto, principalmente o CBO e o telefone, pois é onde barra na hora de validar o arquivo. É necessário seguir uma padronização no cadastro do telefone:
Ex.: Oculto – não colocar o nº 9 na frente.
1) CADASTRO GESTOR
No site Empregador Web - http://granulito.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf, para cadastrar o gestor – A Empresa ir em:
- Acesso direto
- Cadastrar Gestor
- Colocar dados da empresa
- Colocar dados do gestor
- Colocar o login e e-mail
** Atenção para o login e para o e-mail – Inventar um login, porem ao validar pode ser que já possua um igual, então ir adequando. O e-mail será do responsável pela empresa no departamento (adotamos por colocar o e-mail de alguém do escritório para não ficar na espera da Empresa repassar a senha enviada para ele), porem como o sistema só deixa utilizar uma única vez um e-mail, alterar para o e-mail da empresa depois de gerar a senha.
- Cadastrar
Ao cadastrar, o sistema irá gerar uma Senha que automaticamente será enviada para o e-mail cadastrado (responsável do Departamento).
Possível Erro ao Cadastrar o Gestor:
Erro Inesperado
Foi detectado um erro inesperado. Entre em contato com o suporte e informe o código: S1503261JOJ7813:mte-230-sd-01.
Esse erro ocorre geralmente quando nos campos do formulário é inserido um número de caracteres superior ao permitido. O sistema não impedirá inserção dos dados, entretanto não permitirá o cadastro. Sendo assim, ao digitar os dados do campo “logradouro” não informe mais do que 12 caracteres e no campo “bairro”, não exceda o limite de 30 caracteres.
2) PROCURAÇÃO PARA O ESCRITÓRIO
Ainda no site empregador web, fazer a procuração no nome do Escritório.
Colocar o Certificado Digital da empresa, ir em:
- Opções de Acesso
- Com certificado digital
- Localizar empresa
- Colocar a senha do certificado digital
- Colocar agora o login e a senha (gerados anteriormente)
- Enviar
- Aparecerá o nome da empresa e ticar na Inscrição dela.
- Ir em administração, alterar dados (alterar somente o e-mail, colocando desta vez o da empresa)
- Salvar
- Ainda em administração, manter procuração, cadastrar procuração – pessoa jurídica
- Colocar o CNPJ do Escritório
- Permite terceirizar o serviço? (deixar sem ticar)
- Cadastrar
- Confirmar Cadastro
- Clicar para imprimir o formulário (procuração)
- Salvar a procuração
**Entrar novamente no site http://granulito.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf, só que agora com o certificado do Escritório.
3) REQUERIMENTO – Gerar o Seguro Desemprego on-line
- Colocar login e senha (do escritório)
- Aparecerá todas as empresas outorgadas pelo escritório
- Acessar a empresa utilizada
- Poderá fazer o Seguro Desemprego de duas formas:
1) Cadastrar Requerimento
Digitar manualmente os dados do Seguro Desemprego e imprimir.
2) Importar arquivo
Para importar o arquivo antes de tudo terá que validar no site, ir em:
- Acesso Direto
- Validar leiaute
- Ir onde o arquivo está gravado, na pasta da empresa
- Ticar no arquivo gerado do funcionário (arquivo SD)
- Validar
-Voltar para o acesso na empresa e Importar arquivo e anotar o número do requerimento caso contrário necessitará consultar o seguro pelo CPF ou PIS do funcionário.
- Ir em Consultar Requerimento
- Colocar o número do requerimento gerado antes ou uma das opções
- Será gerado automaticamente o Seguro Desemprego do funcionário
- Imprimir
E-mails para contato no Ministério do Trabalho para dúvidas:
*AMERICANA – CLEIDE
@Oculto
*CAMPINAS – SANDRO
@Oculto
*BRASÍLIA
@Oculto