x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 109.209

Quantas semanas tem um mês?

Ygor Queiroz

Ygor Queiroz

Prata DIVISÃO 2, Gerente Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 09:08

Bom dia,

Estava verificando os cálculos das horas extras de um funcionário e verifiquei que o cálculo está errado.
Uma funcionária ganha R$ 1.572,00, sendo que trabalha 6 horas diárias e 30 semanais. Para fazer o cálculo da hora extra dela eu calculo sobre 4 semanas, 4,5 semanas ou 5 semanas?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 09:15

Ola Ygor,

Depende do mes, tem 4 ou 5 semanas.

Para calcular o valor da HE vc usa seu salario hora e multiplica pelo adicional (minimo de 50%).

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
magno bastos de paula

Magno Bastos de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 09:27

Ygor Queiroz ,

No seu caso, o cálculo deverá ser feito da seguinte maneira: salário/150* 50 ou 100%= valor da hora extras* quantidade. E cálculo da repercussão das horas extras sobre repouso, assim: valor total da h.e/ quantidade de dias úteis* quantidade de repouso semanal.


Obs 1 :Porque dividi por 150? Por que o funcionário trabalha 150 mensais. 30*5=150
Obs 2: Tem CCT que determina percentual acima de 50 % para duas primeiras horas

"As Dificuldade estão para todos os lados,basta apenas encara -las,para conquistar o sucesso" . Magno Bastos
magno bastos de paula

Magno Bastos de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 16 abril 2015 | 09:50

Ygor Queiroz , Bom dia!

Para os efeito de horário de trabalho, o mês tem 5 semanas. Exemplo: Quem trabalha 44 horas semanais, são 220 horas mensais. 44*5= 220, no caso dele, são 30 horas semanais e 150 mensais. O cálculo de horas extras sempre será : salário/ quantidade horas trabalhadas mensais. No caso dos horistas, não tem uma quantidade fixa, justamente por isso, que tem mês tem mais dias e outros menos dias, então as horas são de acordo com mês.

"As Dificuldade estão para todos os lados,basta apenas encara -las,para conquistar o sucesso" . Magno Bastos
SIRLEI JULIANA DIAS

Sirlei Juliana Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 16:33

Boa tarde, Magno.

Estou com um caso que o funcionario trabalha de a mais 8:30 minutos toda semana. Dessa forma então para calcular a quantidade de horas extras dele por mês, vou multiplicar 8:30 x 5 semanas = 42,30 minutos por mês? O Salario dele é 1.200,00 Reais.

Será que interpretei bem o texto?

Sirlei Juliana
Allan Rodrigues Guimarães

Allan Rodrigues Guimarães

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 16:50

Ygor, tenta dar uma olhadinha aqui.

Exemplo: deveremos dividir o valor do salário mensal pela carga horária trabalhada, assim, encontraremos o valor do salário hora. Aplicaremos o valor do percentual e após a soma dos valores encontraremos o valor do salário por hora extra.

Exemplo: R$2.500,00 p/m – 10HE – 100% - Carga 220h/m

R$ 2.500,00/220 = R$ 11,36 p/h

R$ 11,36 x 100% = R$11,36 (valor do percentual)

R$ 11,36 (valor hora) + R$ 11,36 (valor percentual) = R$ 22,72 (valor de cada HE) x 10 = R$ 227,20 (valor total de 10 HE)

REPOUSO SEMANAL REMUNERADO

Também chamado de Descanso Semanal Remunerado (DSR). É um provento decorrente da ocorrência de horas extras de qualquer porcentagem e de comissão percebidos pelo empregado.

“As horas extraordinárias trabalhadas deverão ser computadas no cálculo do repouso semanal remunerado”.

Deverá ser dividido o valor total de HE sobre a tabela de DSR (dias úteis e dias não uteis)

Cálculo de DSR sobre hora extra:

Para elaboração do cálculo do repouso semanal remunerado, segue-se:
Somam-se os valores das horas extras do mês;
Divide-se o resultado pelo número de dias úteis do mês;
Multiplica-se pelo número de domingos e feriados do mês;
Nota: o sábado é considerado dia útil, exceto se recair em feriado.

Exemplo: Valor total de horas extras no mês R$ 225,00 com dsr 26/5 .
DSR = 225,00 / 26 x 5 = R$ 43,26

Espero ter ajudado, Abraço!

''Quando um homem cava um poço muitas pessoas conseguem água''.

...Não retenha o conhecimento...
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quarta-Feira | 12 agosto 2015 | 16:53

Boa tarde Sirlei!

Horas extras são computadas quando o funcionário trabalha mais horas do que ele deve trabalhar por dia.
Exemplo: Entrada às 07:00hs - almoço das 11:00 às 12:30 e saída às 17:18 = 9:18hs por dia (não trabalha aos sábados, pois compensa na semana);

Então o que ele passar por dia após às 17:18hs da tarde é computada a H.Extra, lembrando que por dia no máximo podem ser apenas 02:00hs extraordinárias. Ainda tem 00:15hs de intervalo antes de iniciar a hora extra para descanso, que é o horário que damos o lanche, quando eles ficam até as 02:00hs..

VEja sua CCT para saber a % sobre as H.Extras, às vezes é maior do que 50%.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
SIRLEI JULIANA DIAS

Sirlei Juliana Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 08:44

Boa dia, Eduardo.
Tudo bem?

As horas extras, eu sei calcular direitinho conforme vc me orientou. Estou com duvidas porque o funciónario em questão trabalha de 6:00 as 6:00 todos os dias e faz apenas 30 minutos de almoço. Dessa forma por semana ele trabalha a mais de 44 horas = 8:30 toda semana. Preciso saber é para calcular as horas extras que ele faz no total do mês se multiplico é por 5 semanas ou 4 semanas. O Salario dele é 1.200,00 Reais e carga horaria dele é fixa de segunda a sexta 6:00 as 6:00, estou com dificuldades é em apurar a quantidade de horas. Será que vc pode me ajudar? Desde já agradeço a atenção.

Será que interpretei bem o texto?

Sirlei Juliana
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 09:45

Sirlei

Explique melhor como funciona a carga horária deste trabalhador....

Seria escala 12x36? Ou seja, trabalha um dia e folga no outro?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
SIRLEI JULIANA DIAS

Sirlei Juliana Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 10:29

Bom dia, Karina.

O funcionário, em questão, trabalha de segunda a sexta de 6:00 da manha as 17:00, com meia hora (0:30) de intervalo para almoço. de forma que ele trabalha 52:30 toda semana como a cargar horaria semanal é 44 horas, sendo assim ele trabalha 8:30 extras toda semana. Preciso saber se vou multiplicar por 4 semanas ( 8,30 x 4 = 33,20) ou 5 semanas (8,30 x 5 = 41,50). Para calcular as horas extras dele mensal. O salario dele é 1.200,00. As horas e o DSR sei calcular o problema é a quantidade de semanas. Vc consegue me ajudar? Desde já agradeço.

Sirlei Juliana
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 10:36

Sirlei

Entendi, quanto às horas extras, mensalmente vc vai analisar o ponto dele, ele deve assinar diariamente e ao final do mês vc vai somar o total de horas extras. Vc vai tomar como base 220 horas mensais para o cálculo do valor da hora extra, ou seja, 5 semanas.

O cálculo ficará assim:

1200 / 220 = 5,45 * 50% = 8,18 * qnt de horas extras no mês.

Obs: Este intervalo de almoço de 30 min está de acordo com o Sindicato?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
SIRLEI JULIANA DIAS

Sirlei Juliana Dias

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 11:00

Obrigado. Karina, entendi.

Sobre o almoço não tem nada na convenção e já expliquei para o cliente que ta errado que tem que ser pelo menos de 1:00 hora. Mas segundo ele é acordo empregado e patrão. Mas ele ta ciente que ta errado.

Sirlei Juliana
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 11:03

Sirlei

Ok!!

Já que ele paga tanta HE, sugira a ele que acrescente então estes 30 min que faltam de hr de almoço como hr extra, assim fica "menos pior" rsrs

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.