x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 483

Pagamento Teto do INSS

FRANKLIM JEFFERSON SILVA PAIXAO

Franklim Jefferson Silva Paixao

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 20 abril 2015 | 17:18

Boa tarde, preciso de ajuda na seguinte questão, tenho um cliente que sempre contribuiu ao INSS sobre salario minimo, com retirada pro labore, agora pós na cabeça que quer pagar a diferença do minimo para o teto da contribuição dos últimos 5 anos. se alguem puder me ajudar se isto e possível ou não , e se possível qual o procedimento.

Geovania R. Abreu de Oliveira

Geovania R. Abreu de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 20 abril 2015 | 17:28

Franklim Jefferson,

Entendo que você deve analisar a situação dele, é muito relativo.
Comigo aconteceu uma situação oposta a sua: o cliente (um médico) fazia retirada pro labore no valor de 01 salário mínimo apenas em sua firma. Em seu IRPF foi declarado uma renda muito acima desse pro labore, pois ele prestava serviço para outras empresas, como a Unimed. A Receita confrontou os dados do imposto de renda com a GFIP e acabou por notificá-lo, para que ele pudesse regularizar a questão, pois ele recolhia sobre um valor muito inferior a sua renda...
Verifique a situação do seu cliente, se ele possui condições de pagar essa diferença, creio que não haverá problemas; caso contrário, seria arriscado, bem contraditório, o fisco poderia notifícá-lo para esclarecer essa "renda extra".

Espero ter ajudado.

Geovania R. Abreu de Oliveira
Departamento pessoal

"O que não nos mata nos fortalece!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.