x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 3.900

Transferência de funcionário de uma empresa para outra

JULIANA NASCIMENTO

Juliana Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 20 abril 2015 | 18:32

Boa noite!
Tenho um cliente que quer fechar sua empresa, mas tem um funcionário afastado pelo INSS ( sem previsão de retorno). Pode ele transferir esse funcionário para outra empresa, que possui as mesma atividades e essa segunda assumir a responsabilidade pelo funcionário? As duas não fazem parte um grupo econômico e nem são do mesmo dono.

Leandro Ribeiro de Andria
Articulista

Leandro Ribeiro de Andria

Articulista , Consultor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 11:23

Bom Dia Juliana,

Veja:

6 – Transferência entre empresas que não pertençam ao mesmo Grupo Econômico

A transferência de empregados entre empresas que não pertençam ao mesmo Grupo Econômico, não tem amparo legal.

Também não existe jurisprudência plena que valide esta prática.

Algumas empresas efetuam este tipo transferência sem que acarretem problemas com a fiscalização ou com a Justiça do Trabalho.

Porém, poderá servir de argumento para uma reclamatória trabalhista, caso o empregado se ache prejudicado pelo ato.

Desta forma, recomendamos a rescisão do contrato de trabalho na empresa antiga e nova admissão na empresa para qual será deslocado.

Sugiro leitura do material completo: http://www.analisecontabilidade.org/?pagina=59792

Profissional com mais de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos atuando em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e departamento pessoal. 
Ajudo profissionais com elaboração de  Currículo, Linkedin e Simulação de entrevista.
Já contratei para as empresas: Pipefy, Grupo o Boticário, TCS, Ambev e Algar Tech.
Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 12:13

Juliana Nascimento, não pode dar baixa não, somente em caso de invalidez permanente.
Para realizar a rescisão do contrato e admissão na outra empresa deve-se realizar o exame demissional, independente dos motivos, o exame demissional é indispensável e como já sabe não poderá realizar exame demissional em um funcionário afastado, logo sua rescisão de contrato não poderá ser executada...

JULIANA NASCIMENTO

Juliana Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 13:53

Fabio deixa eu te explicar a situação pra ver se tem outra solução.
Um cliente meu tem um funcionário registrado na empresa do amigo dele, o problema é que esse amigo dele demitiu todos os seus funcionários e quer dá baixa na empresa, mas tem esse problema do funcionário do meu cliente que está afastado pelo INSS.
Como não posso fazer a rescisão, posso transferir esse funcionário para empresa do meu cliente - sendo que as duas empresas não teem nenhum vinculo - e ela passar a assumir todas as responsabilidades referentes ao funcionário?

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Fabio Roberto Ferreira de Noronha

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 22 abril 2015 | 14:29

Juliana Nascimento, não fazendo parte do mesmo grupo economico não é possível a transferência.
Neste caso, apenas demissão seguida de admissão, o que não é possível para este funcionário.

Uma solução que pode ocorrer, talvez seja a cisão, fusão ou incorporação das empresas, ressalto que não conheço nada sobre este assunto, apenas superficialmente por isso aconselho a procurar opinião e ajuda de profissionais capacitados.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.