x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 536

Funcionário demitido e a multa nunca foi paga

Tiago Moreira

Tiago Moreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 15:24

Olá a todos do Portal, sou novo aqui, se tiver postado no lugar errado ou se já tiver outro tópico me desculpem.

Chegou um cliente aqui onde trabalho com a seguinte situação:

Funcionário demitido em 31/01/2013 e hoje são 18/05/2015, a multa nunca foi paga. Tudo isso aconteceu porquê um escritório contábil entregou a empresa, e juntamente com a documentação tinha está rescisão, só agora que vieram dar fé de tal documento, quando foram levar para outro escritório, os documentos estavam arquivados num depósito. Como eu já falei a multa nunca foi paga, a rescisão não foi assinada nem homologada etc. o que se deve fazer nessas situações? Segundo o proprietário ele quer acertar tudo de acordo com a lei.

O primeiro passo é fazer outro certificado digital, pois o antigo já venceu, agora e os outros passos seguintes?

Daniela Nolêto

Daniela Nolêto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 15:48

Tiago,
após comprar o certificado, você deve entrar em contato com o sindicato da sua categoria, pois eles vão te orientar sobre o que deve ser feito para que a rescisão seja homologada e como proceder em relação a multa que não foi paga.

Atenciosamente
Daniela Nolêto
Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 16:57

Adquira o certificado, solicite o extrato do FGTS, faça a rescisão na data em que o colaborador saiu, inclusive incluindo a multa por atraso do acerto/homologação, faça a GRRF e pague, compareça ao sindicato para proceder com a homologação. Alerto que no extrato de FGTS irá constar várias pendências, veja se até a data da rescisão esta corretos, pois assim que efetuar o pagamento da multa rescisória e movimentar a conta de FGTS, as ausências de recolhimentos serão resolvidas.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.