x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 32.626

Formação para Departamento Pessoal

Juliano Rodrigo Vieira

Juliano Rodrigo Vieira

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 16 anos Domingo | 6 julho 2008 | 15:00

Boa tarde a todos!

Minha dúvida é quanto à formação necessária para se trabalhar no setor de departamento pessoal... Sou estudante de Direito, e minha experiência profissional sempre foi na área de informática. Agora estou muito interessado nessa área de recursos humanos, departamento pessoal, só que tenho encontrado alguma dificuldade em ingressar no setor. Então:
a) que tipo de cursos são importantes para quem vai trabalhar nessa área? esses cursos de auxiliar de departamento pessoal são úteis?
b) sempre vejo nos anúncios de emprego "experiência em mastermaq". Procurei um curso desse programa na minha cidade (Belo Horizonte) e não achei. Como se aprende isso?

Se alguém tiver alguma sugestão, dica, conselho, aviso, lembrete, qualquer coisa, ficarei imensamente agradecido! ;)

Obrigado a todos e até breve!

William Ilário de Lima

William Ilário de Lima

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 7 julho 2008 | 11:15

Olá, Juliano!

Eu fiz o caminho oposto: sempre trabalhei na área de RH e migrei para a área de informática devido às oportunidades.
Na área de RH, fiz os seguintes cursos:

- Rescisão de contrato de trabalho - Senac
- Legislação trabalhista e previdenciária - LTR
- Sistema Genius - ADP Systems

Se você não puder fazer um curso de Depto. Pessoal, procure ao menos um curso de legislação trabalhista. Outra dica é, se possível, ler os cadernos especializados IOB ou similares.
Conheço os sistemas de Folha de Pagto. Genius, Populis e Gosoft. Certamente as empresas darão preferência a quem conheça algum sistema de Folha de Pagto. como parece ser o caso deste Mastermaq.
Um abraço,

William.

"Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usar legitimamente..." Apóstolo Paulo em I Tm 1:8
Isabela Gomes

Isabela Gomes

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 16 anos Segunda-Feira | 7 julho 2008 | 12:49

Oi Juliano, boa tarde!

Você realmente foi para um caminho totalmente oposto... rsrsr. Então, eu qdo comecei a trabalhar nessa área tinha apenas o básico de departamento pessoal, secretariado e administração. Fui aprendendo o resto na prática. A proporção dessa área é muito grande, quanto mais vc puder estudar, melhor. Estou à 10 anos trabalhando nessa área, ainda tem coisa q não sei e tenho q fazer pesquisas em sites como esse, q por sinal é muito bom. Um curso de Legislação Trabalhista e Previdenciária, como sugeriu nosso amigo Willian, seria um bom começo...

Abraços...

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 7 julho 2008 | 14:29

Juliano,

Como disse os nossos colegas, a área de Departamento Pessoal é uma área muito boa para se trabalhar, com ótimas oportunidades de emprego. Porém requer um profissional capacitado e sempre atualizado.

Como já foi dito, você precisará estudar muito, procurar fazer cursos de rotinas trabalhistas. Aqui na minha região, o CRC oferece anualmente um curso de rotinas trabalhistas, mas também existem órgãos como o Sebrae ou ACIPA que oferecem estes cursos.
No mais, você irá aprender com a prática e com muito estudo.
Uma ótima fonte de pesquisa (como disse a colega Isabela) é aqui no fórum contábeis.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade