x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 5.239

Aliquota Rat e Fap

Cristiane Martins

Cristiane Martins

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 junho 2015 | 16:33

Boa tarde,


Poderia me dar uma ajudar. Estamos com problemas na GPS de uma folha de pagamento, pois a partir deste mês um funcionário passou a receber insalubridade.
Acontece que ao gerar a sefip a Gps do sistema não batia com a do Sefip.
Descobrimos que era no cadastro da alíquota Fap e RAT. Você sabe qual a alíquota que devemos aplicar e como aplicar?

CNAE 8610102 – Atividades de atendimento em pronto socorro

Cristiane Martins
Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 09:03

Bom dia.

Alguem sabe se existe alguma tabela online do RAT que seja oficial, tipo do site da Receita Federal ou Previdência?
Me refiro a online pois gostaria de algo que fosse constantemente atualizado, da mesma forma que acontece com a legislação.
Pergunto isso, pois sempre que vou cadastrar uma empresa nova que é devedora de RAT pesquiso sobre o assunto, e a única coisa que encontro do site da Receita Federal é este link aqui: Tabela RAT que no caso baixa um arquivo com o Título "TABELA DE CÓDIGOS DE FPAS". Nele constam todos os códigos de FPAS e também as alíquotas RAT por CNAE.
Mas tenho dúvidas se esta tabela é atualizada, pois, por exemplo a atividade 14.12-6-01 na tabela é 2%, mas o meu sistema da folha traz que neste CNAE a alíquota é 3%.

Alguem mais que usa sistema da Domínio Sistemas já reparou que há divergência entre o sistema e a tabela?


TENTEI POSTAR UMA NOVA MENSAGEM PARA DIVULGAR A RESPOSTA QUE EU ENCONTREI, POIS ACHO QUE ESSA É A DUVIDA DE MUITOS, MAS NÃO CONSEGUI, ENTÃO:

Bom dia amigos.

Solicitei à Domínio Sistemas a fonte da tabela que eles utilizam, e eles me passaram a IN RFB 1.027/2010, que atualizou as alíquotas RAT de várias atividades com vigência a partir de 01/01/2010.
A tabela que está no link do meu post acima do site da RFB e também a da postagem anterior (do sitecontabil), aparentemente estão desatualizadas.
Segue link da referida IN, onde é possível baixar o anexo com as alíquotas corretas: IN RFB 1.027/2010.

Só acho um absurdo que ao pesquisar sobre o tema nunca tinha encontrado nada antes sobre a IN 1.027!
A internet é uma aliada, mas também pode ser um perigo. Rsrsrsrs.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.