x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.219

Prestador de serviço e NFS

Sidney

Sidney

Iniciante DIVISÃO 2, Prestador de Serviço
há 9 anos Quinta-Feira | 4 junho 2015 | 12:29

Boa tarde a todos, gostaria de uma ajuda com minha seguinte dúvida:

Irei me aposentar ano que vem, pago a GPS (carnê) como autônomo, esse mês eu precisei prestar um serviço e emiti uma NFeS de serviço pela prefeitura de minha cidade, a empresa que prestei serviço disse que irá recolher INSS dessa nota, ou seja, serviços de R$ 1.000 - 11% = R$ 890,00 (que recebi).

Minha dúvida é a seguinte: Como esse recolhimento ja foi feito em meu PIS através da NFeS, precisarei pagar a GPS esse mês ou não?

Grato pela ateção

Luanda Silva

Luanda Silva

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 4 junho 2015 | 13:36

Bom dia,

Sidney,

No seu caso deverá sim pagar o seu GPS como autônomo.

Para efeito de apuração de valores para a sua aposentadoria a Previdência Social calcular o valor do benefício, que corresponde à média aritmética simples dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente desde julho de 1994.

Desta forma quanto mais recolhimento para o seu PIS estiver melhor será as chances de obter um valor de aposentaria acima do salário minimo.

Agora claro, existem diversos fatores que contribuem para este calculo: o valor que esta contribuindo para o INSS como autônomo, o tempo de contribuição, se vai se aposentar por tempo de contribuição ou por idade.

Espero ter ajudado!

Sidney

Sidney

Iniciante DIVISÃO 2, Prestador de Serviço
há 9 anos Quinta-Feira | 4 junho 2015 | 13:59

Luanda, muito obrigado pela sua resposta. Em Março faço 56 anos e completo 35 de contribuição. Esse ano, a GPS pago por mês de R$135. Então não terá nenhum problema em pagar a GPS e o INSS ja recolhido na NF de serviço certo? Na verdade pelo que entendi é até bom pra mim.

Grato e abs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.