x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 802

Dúvida quanto a Liberação do FGTS

Diego

Diego

Bronze DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 9 anos Terça-Feira | 9 junho 2015 | 22:32

Boa noite a todos.

Estou com a seguinte situação:

Estava empregado durante 2 anos em uma empresa, porem recebi outra proposta e pedi minha demissão, fiz a homologação, tudo certinho e ja peguei minha carteira com baixa e fiz o exame demissional, em fim, já estou trabalhando no novo emprego, tudo nos conformes.

O que ocorre é que recebi um torpedo da caixa dizendo que meu FGTS estaria liberado para saque, consultei no site e realmente o saldo referente ao meu antigo empregador já havia sido subtraído, marcado a opção para saque, liguei na caixa e a atendente disse que sim, meu FGTS estava liberado que era só ir com os documentos e sacar, porem como o valor e maior que 1500 não poderia ser feito com o cartão do cidadão, somente presencialmente em um guichê e munido do termo de rescisão, bem como a chave de acesso.

Quando pedi demissão eu estava ciente que não teria direito ao saque, minha duvida e a seguinte, mesmo nesta situação, seria possível eu retirar o valor referido, ou e mesmo impossível, visto o motivo da minha demissão? Existe algum problema em não tomar nenhuma medida com relação a isso, pois consta no extrato que o valor já foi transferido para uma conta transitória estando assim disponível, sinto receio pois nao sei se esse saldo volta automaticamente pra minha conta. E uma situação normal? não preciso me preocupar nem um pouco com isso?


Ps: Claro que se eu conseguisse sacar me ajudaria muito... Obrigado desde já.

Dr. Cabral Vilhalba

Dr. Cabral Vilhalba

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 00:56

Bom dia Diego!

Realmente não tem como você receber o seu FGTS.
O que "acho eu " que ocorreu, foi um erro da empresa ao gerar a chave do fundo de garantia, colocando a opção de demissão sem justa casa, fazendo assim a liberação para do seu saldo do FGTS. Mas esse valor você não vai receber, pois pedido de demissão não da direito ao saque do fundo de garantia.

Em relação ao valor disponibilizado para saque do seu FGTS, fique tranquilo, pois o saldo e seu e não tem problema nenhum você não tomar providencia alguma, pois foi um erro administrativo.

O que você pode fazer, mas e opcional e solicitar a empresa que faça uma chave com a opção de "J " que e pedido de demissão, que e a correta informação em relação ao pedido de demissão, fazendo isso, em alguns dias, em media 5 dias, o valor do saque será recomposto ao seu pis e nao ficara mais liberado para saque.

Espero que tenha ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.