x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 834

SEFIP para Autonomos

Adriana Alves de Almeida

Adriana Alves de Almeida

Prata DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 14:08

Boa tarde!

Alguém me ajude, por favor !


Tenho cadastrado no meu sistema de folha desde 2013 dois autônomos, um atua como ajudante de manutenção no centro de custo de produção, o outro atua como pedreiro no centro de custo administrativo.
Bem mês passado a contabilista da empresa tentou tirar uma certidão negativa federal e constou que estavam pendentes as SEFIPs NOV DEZ e 13º de 2014, além de JAN e FEV 2015. Hoje ela esteve na receita federal, onde informaram que está tudo certo com a SEFIP da empresa, ocorre que existe uma obra cadastrada no CEI e consta que não foram enviadas as SEFIPs dos meses citados acima.
Como é possível, se o autônomo está cadastrado na minha folha não estou gerando a SEFIP para ele?
E porque só consta pendencia a partir de NOV de 2014 se ele está cadastrado na minha folha desde 2013?
No caso só preciso acertar a SEFIP do centro de custo do pedreiro?

Espero que possam me ajudar.

Obrigada!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 junho 2015 | 14:45

Adriana Alves de Almeida,

Se existem trabalhadores (empregados ou autônomos) prestando serviços nessa obra, então a empresa deveria ter enviado GFIP/código 155.

Se a obra está inativa, então deve enviar uma GFIP/código 115, com ausência de fato gerador (sem movimento), referente ao 1º mês sem movimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.