x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 711

SIMONE BERTELLI

Simone Bertelli

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 13:18

estou precisando de ajuda na situação abaixo

ontem constarei que a tabela do meu sistema de irrf folha de pagamento estava incorreta

o que acabou gerando cálculo de imposto errado, a situação ficou assim:

nos meses de janeiro / fevereiro e março/2015 o imposto IRRF foi recolhido a menor R$78,39 (usei a tabela correta para encontrar a diferença)
nos meses de abril e maio o irrf foi recolhido a maior R$12,06

nao sei como proceder nesta situação teria como me orientar a respeito? obg

Itamar Kramm

Itamar Kramm

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 13:45

Simone Bertelli,

Nos meses recolhidos a menor (jan/fev/mar-15) faça uma darf para cada situação e recolha esta diferença acrescida de multa e juros, utilize o programa SICALC para gerar estas darfs.

Para o recolhimento efetuado a maior, terá que gerar uma Declaração de Compensação através do programa PER/DCOMP.

Em caso de dúvida retorne ao fórum

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 13:58

Simone Bertelli,

Boa tarde. As alternativas são:
- Recolher as diferenças dos darfs de janeiro/fevereiro/março, com multa/juros, e descontar os valores retidos a menor, nos salários de junho, compensando o que foi abatido a maior em abril/maio.
No final, o total recolhido nos darfs de janeiro a junho deverá ser igual ao todo retido nos salários do mesmo período.
- Descontar a diferença entre o que foi retido a maior e a menor, durante o ano, no salário de junho, e recolher tudo no darf deste mês.
- Sendo o IRRF sobre salários (menos o 13º) uma antecipação do imposto apurado na Declaração de IRPF (março/abril do ano seguinte) do beneficiário, começar a fazer a retenção correta a partir da folha de junho, pois no final ele pagará de IR aquilo que realmente for devido.
Se a empresa for fiscalizada pela RFB, poderá ser autuada por não ter retido o IRRF corretamente (nunca vi, mas teoricamente pode acontecer).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.