x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 18

acessos 1.435

Falta de GFIP de empregados

Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 15:47

Boa Tarde.

Estou com um novo cliente que veio trocou de contabilidade pois estava tendo vários problemas.
Bem o antigo contador me enviou os documentos, porem todo incompleto, solicitei a documentação que estava faltando e ele nunca me retorna, porem para minha surpresa quando fui gerar a folha de pagamento das funcionarias descobri que as mesmas não possuiam PIS, por se tratar do primeiro emprego a contabilidade antiga deveria ter cadastrado o PIS delas.
Como eu já imaginava, eles não estavam gerando a GFIP, eles enviaram apenas um "holerite" e mais nada.
Bem solicitei que meu cliente comprasse um certificado digital para poder consultar o que foi feito na empresa dela e hoje pude confirmar que não foram entregues as GFIPS da folha das funcionarias.
Nunca peguei nenhum caso assim, isso vai gerar multa?

Gostaria de saber o que podemos fazer agora, pois o contador não nos responde, não atende nossas ligações e nunca encontramos ele no escritório. Posso fazer alguma denuncia no CRC?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 16:05

Mayara Christy Rogatti,

Verifique a possibilidade de gerar as GFIPs (bem como as folhas de pagamento) atrasadas, baseadas nos holerites disponibilizados. E GFIP entregue fora do prazo está sujeita à multa.

Particularmente, eu não denunciaria um colega por causa disso, já que ele não fez algo contra mim e sim contra a empresa, então se o empresário quiser denunciá-lo, que o faça ...

Ellen

Ellen

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 16:23

Mayara Christy Rogatti,

Tem muitas coisas que envolvem isso, desde o cliente seu estar pagando o outro contator (Acho mais provável que ele nunca tenha pago, pois o mesmo deveria reclamar por não ter recebido guias de GPS e FGTS) até a irresponsabilidade de não enviar as obrigações.

Nesse caso a empresa vai receber daqui a 5 anos uma carta da receita com uma multa de atraso de entrega de SEFIP no valor aproximado de 500,00 cada competência (Cabe recurso).
Se o Ministério do trabalho bater ai na porta da empresa vai trazer mais problemas por não ter recolhido o FGTS do empregados, atraso de CAGED, sem falar nos juros e multa por atraso de pagamento das guias...

O que se tem que fazer e reenviar as informações que não foram enviadas.

Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 16:38

Ellen, então o cliente sempre pagou os honorários certinho, o motivo dela ter me procurado para trocar de contabilidade foi exatamente porque o antigo contador não estava enviando as guias para pagamento, ele só enviava os "holerites" e falava que depois iria gerar as guias e nunca mandava para ela pagar.
É questão é que ela me perguntou qual providencia poderia tomar, uma vez que sempre pagou pelos serviços e o mesmo nunca foi feito, tendo em vista que terei que cobrar para fazer todo o serviço atrasado, ai no caso ela pagar pagar duas vezes pelo serviço e ela quer saber qual providencia pode tomar, tendo em vista também que ela pode ser multada por uma coisa que não é culpa dela.

Ellen

Ellen

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 16:49

Nesse caso cabe denuncia na delegacia do CRC.
Por mais que a culpa não seja da empresa, cabe recursos da multa da receita que virão por atraso de pagamento.
As guias que não foram pagas, essas ela deveria ter visto antes, não cabe recurso e é devido o pagamento.

Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 16:59

Sim Ellen, as guias ela está ciente que vai ter que pagar, só vai ter juros e multa.

Meu questionamento é exatamente esse, se fizer uma denuncia ao CRC, o antigo contador terá que arcar com os juros e as guias das guias e mais as multas pela não entrega das GFIPS, ou isso já seria o caso de uma ação civil?

Sinceramente não gostaria de ter que denunciar um colega, mas nesse caso ele estava agindo de total má fé, uma vez que o cliente sempre pagou os honorários e ele nunca fez o serviço. Podendo ainda ocasionar um processo trabalhista por parte dos funcionários pelo não recolhimento do INSS e FGTS.

ANDRE

Andre

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 17:02

Infelizmente muitas empresas optam pela assessoria contábil mais barata em sua cidade, Aqueles pseudos colegas que dizem atuar corretamente, mas quando se pede algum tipo de documentação a eles, os mesmos somem, já recebi empresas mais ou menos com problemas iguais.

O cliente ingressou em juízo para reaver as multas de impostos pagos em atraso e erros em folha de pagamento. (teve êxito).

Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 17:06

Andre Luis de Andrade exatamente, concordo com você, infelizmente são "colegas" desse tipo que tornam a nossa classe tão desvalorizada.

O cliente chegou a fazer alguma denuncia no CRC ou só a ação judicial?

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 9 anos Quarta-Feira | 17 junho 2015 | 17:34

Mayara Christy Rogatti

boa tarde


Meu Deus!que missão vc tem pela frente!multa é certeza pela falta de informação enviada.
solicite ao seu cliente o certificado digital, cadastre imediatemente as funcionaria no pis e gere a folha/gfip.

vc chegou a comentar isto com o contador antigo??

sobre a falta de gfip?

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Luciana Castro

Luciana Castro

Iniciante DIVISÃO 3, Consultor(a) Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 10:08

Bom dia!!!!
Estou com problema semelhante da Mayara. Quando vou ao INSS não vejo nenhum valor que arrecadei durante o período que trabalhei com esse contador ( 2010 a 2013 ). Vou na receita e eles me informam que não foi transmitida a GFIP. O contador sumiu. Eu teria como gerar essas GFIPs já que tenho os comprovantes de pagamento do banco?

Grata,
Luciana

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 junho 2015 | 08:45

Luciana,

Foi comentado acima que um empresário entrou com uma ação judicial para ser ressarcido das multas cobradas pelo Fisco, e pelo serviço não realizado pelo contador. Além disso, você pode fazer a denúncia ao CRC do seu Estado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.