x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 542

Empregado registrado CEI doméstico por engano

Paloma Carvalho

Paloma Carvalho

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 09:58

Bom dia,
mês passado recebi documentos para cadastrar uma matrícula CEI de um empregador rural e os documentos do empregado.
Acontece que cadastrei a matrícula no site do eSocial, ou seja gerou uma matrícula de empregador doméstico. Sem perceber a burrada que fiz, cadastrei no meu sistema de folha esse empregador como sendo rural, recolhendo o INSS com o código 2208, terceiros 2,7% , FPAS 604 e coloquei os dados dessa matrícula na carteira de trabalho do empregado. Gerei o FGTS e foi pago. Na hora de pagar o INSS os bancos não aceitaram o pagamento. Só depois disso que percebi o que estava errado.

Agora a pergunta:

Como arrumar isso? Terei que cadastrar nova matrícula CEI desta vez como empregador rural?
E com relação ao FGTS posso fazer algum pedido de retificação? E a questão de GFIP, CAGED? To perdida. Alguém pode me ajudar?

WILLIAN AZEVEDO BRANDAO
Articulista

Willian Azevedo Brandao

Articulista , Gerente Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 13 julho 2015 | 17:51

BOA TARDE!

Prezada Paloma,

Primeiramente não se culpe por isso, acontece!

Você terá que abrir uma nova matricula CEI para a fazenda, e registrar o colaborador nesta CEI, depois de registrado retifique todas as informações, GFIP, CAGED e etc. Assim já envie a guia de INSS para quitação, depois disso você deverá preencher um documento especifico da Caixa, o RDF (Retificação com Devolução de FGTS) , para que possa receber o dinheiro pago indevidamente e pagar a guia correta.

Bem simples e prático. O mais demorado será a RDF em torno de uns 30 dias para ficar pronto.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Att.

Willian Azevedo Brandão
Gerente de Recursos Humanos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.