x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.309

Duas contas FGTS da mesma empresa

Vanderci Eduardo Pereira

Vanderci Eduardo Pereira

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a) Informática
há 9 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 18:12

Boa noite,

Trabalhei em uma empresa por cerca de um ano, até abril de 2014. Pedi demissão e fui recontratado dois meses depois, onde permaneci até o início deste mês (maio/2015), quando fui demitido sem justa causa;

Isto acabou gerando duas contas no FGTS;

Ocorre que o cálculo para pagamento da multa de 40% foi baseada apenas na última conta do Fundo. Ao perguntar se a multa não deveria ser calculada sobre o valor total das duas contas, o Escritório de Contabilidade disse que não, pois o vínculo empregatício pesava somente sobre a conta mais recente, mesmo sendo do mesmo CNPJ;

Tentei argumentar mas eles solicitaram base legal para isto;

Gostaria de saber se eles estão certos ou errado e, se estiverem errados, gostaria que me informassem em qual Lei posso me basear para solicitar o recálculo da multa;

Grato.

Willian Aparecido Corsino

Willian Aparecido Corsino

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 7 julho 2015 | 20:35

Boa Noite Vanderci

Como no seu primeiro vínculo empregatício com a empresa você pediu demissão o valor de FGTS que você tinha depositado pela empresa fica retido, só sendo possível para saque, em caso de comprovação de 3 anos sem registros na Carteira de Trabalho, aposentadoria e financiamentos com a Caixa Econômica Federal.
O que o escritório de contabilidade passou esta certo, pois no seu segundo vinculo empregatício com a empresa que houve a dispensa sem justa e o que foi depositado de FGTS nesse período que servirá de base para multa do FGTS.

Espero ter ajudado.

Att Willian

MARCIA GONCALVES RIBEIRO

Marcia Goncalves Ribeiro

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 8 julho 2015 | 08:43

Bom dia, Valderci

O procedimento do escritório de contabilidade foi correto, pois no primeiro vínculo você pediu demissão e o depósito fica retido pela caixa.
A multa dos 40% foi calculada somente sobre o segundo vinculo pois você foi demitido pela empresa sem justa causa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.