x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 844

2 Números de PIS e Bases Diferentes para um único funcionári

Nilda S.

Nilda S.

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Quarta-Feira | 8 julho 2015 | 14:09

Boa tarde.
Pessoal, preciso de fazer uma multa rescisória, e uma liberação de FGTS.
Mas acontece, é que meses antes da rescisão, o empregador pagou todos os FGTS em atraso, para poder demitir um funcionário. As guias foram feitas novamente, entretanto, o empregador pagou-as em outro Estado, no que resultou de um único funcionário obter 2 nº de PIS e Bases diferentes, uma no ES e a outra em MG.
Fiz uma RDT, com objetivo de unificar as contas, mas o funcionário da caixa disse que esse processo não funciona, por ser de estados diferentes, me orientou fazer um PTC, mas disse que demoraria muito. Então falou que posso pegar os valores de FGTS e somar, logo emitir a guia de multa rescisória. Até então tudo bem, mas o problema é que não conseguia emitir o Extrato da Conta de FGTS, de um dos PIS, dava PIS inválido, e por vezes inexistentes.
Hoje, consegui finalmente o Extrato. Observando a folha, percebi que um mesmo número de PIS está com valores diferentes e as bases são diferentes. Nesse caso, o que eu faço?
Somar os valores de FGTS e fazer a multa rescisória?
Se alguém já passou por isso, me diga o que fazer...

Obrigada.

Luis Alves

Luis Alves

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 8 julho 2015 | 14:25

Boa tarde.
Eu desconheço que pagar um encargo num outro estado irá criar um novo número de PIS. ..
Antes de movimentar a conta vinculada do FGTS você deverá regularizar, faça uma RDT solicitando a retificação do estado da conta X para Z, e faça também alteração do PIS para o correto e por último a unificação das duas contas.

-
Luis Alves
Administração de Pessoal
Nilda S.

Nilda S.

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Quarta-Feira | 8 julho 2015 | 15:33

eu teria que fazer 3 RDT's então? Ou numa única eu consigo fazer todo o processo...

Nilda S.

Nilda S.

Bronze DIVISÃO 4
há 9 anos Quinta-Feira | 9 julho 2015 | 10:40

Segundo o funcionário da caixa, os 2 nº de PIS estão ativos, e ambos contém depósitos.
Quando fiz a RDT pela primeira vez, ele me disse que não iria funcionar, as bases são de estados diferentes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.