x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.033

Recolhimento do INSS - empregador MEI

Marcela Unsonst

Marcela Unsonst

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Telecomunicações
há 9 anos Quarta-Feira | 22 julho 2015 | 16:07

Boa tarde,

meu marido tem uma oficina mecânica devidamente registrada como MEI, em fevereiro deste ano ele contratou um empregado.
Eu quem faço toda a parte administrativa pra ele, e me informei sobre como realizar todo processo de contratação direitinho orientada pelo atendimento da Caixa para que fosse tudo registrado da maneira correta, a carteira foi assinada, fiz a inclusão no CAGED, e desde então, tenho o aplicativo SEFIP como e certificado, realizo a transmissão pelo conectividade social e consigo pagar a guia FGTS, sempre segui os passos informados pelo atendimento da caixa:

"– no campo “SIMPLES”, digitar “não optante”;
– no campo “Outras Entidades”, digitar “0000”;
– no campo “Alíquota RAT”, digitar “0,0”.
- no campo “Cód. Pagamento GPS”, digitar "2100"
- A diferença de 20% (vinte por cento) para 3% (três por cento) lanço em compensação."

No meu entendimento, hoje com o salário a R$ 788,00 a contribuição é de 11% (R$ 86,68) sendo FGTS 8% (R$ 63,04) e INSS 3%(R$ 23,64), compensação de R$ 197,00.

No primeiro mês lancei errado esse valor de compensação e o SEFIP me gerou uma GUIA de R$ 86,68, que sem perceber o erro eu paguei.
Porém, quando percebi que havia pagado o valor errado fiz a correção e consegui emitir a guia do FGTS com o valor de R$ 63,04 mas nunca consegui gerar uma guia para o pagamento do INSS no valor deR$ 23,64 , somente pago a guia do FGTS através do arquivo SELO.
Não consigo gerar a guia do INSS no SEFIP, fica sempre na aba "Relatórios" - "Movimento" - "GPS R$ 0,00 a 28,99". Segundo o canal de atendimento caixa, essa guia ficaria disponível pra mim após o segundo mês, pois o programa somaria as duas contribuições, porém não aconteceu, logo sei que estou fazendo algo de errado e gostaria da ajuda de vocês para consertar esse erro.

Desde já agradeço o apoio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.