x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.236

Licença Maternidade

JULIANA CERQUEIRA DE BRITO

Juliana Cerqueira de Brito

Prata DIVISÃO 1, Assistente Tributário
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 11:31

Bom dia

Uma funcionaria esta gravida.
Seu parto esta direcionado para Fim de Outubro 2015/28 no máximo.
A partir de quando ela pode sair de licença maternidade? O Medico que defini a data correta.
Tem direito a estabilidade quando retornar? Quanto tempo.
Onde posso encontrar informações do deveres do RH com essa funcionaria e do funcionario com o RH (empresa).

Não tenho conhecimento sobre o assunto, não sou da área, estou apenas auxiliando.
Alguém pode me ajudar.


grata

Rosiane de Oliveira dos Santos

Rosiane de Oliveira dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 27 julho 2015 | 11:44

Juliana Cerqueira de Brito,

Salário-Maternidade é um dos benefícios da Previdência Social pago à segurada por ocasião do parto.
Para ter direito aos benefícios previdenciários - inclusive Salário-Maternidade, é necessário que a trabalhadora tenha um vínculo de emprego e/ou seja contribuinte da Previdência Social (com exceção da segurada especial - trabalhadora rural).
A mulher trabalhadora tem direito a receber o salário-maternidade durante o período de 120 dias (período da licença gestante).
O Salário-Maternidade pode ser requerido a partir do 8º mês de gestação. Normalmente, a licença gestante é tirada durante o período de 28 dias antes e 91 dias depois do parto.
A CF de 1988 introduziu importante inovação, que consiste em assegurar à gestante, sem prejuízo de emprego e salário, 120 dias de licença, além de vedar sua dispensa arbitrária ou sem justa causa, a partir do momento da confirmação da gravidez e até cinco meses após o parto.
Até o filho completar 6 meses de idade, assiste à mulher, durante a jornada de trabalho, o direito a descanso especiais, de meia hora cada, destinados à amamentação do filho.