x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 6.244

Informar Férias na Sefip

Alessandra

Alessandra

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 09:33

Bom dia! Estou com um problema para lançar as férias de um funcinário na sefip. O funcionário entrou de férias em 13/07, o sistema calculou o INSS sobre as férias dele na aliquita de 8% e o recibo dos 12 dias de salário tambem com 8%. Mas agora que fui fazer a sefip o programa importou o total das remunerações (férias + salário) e calculou a aliquita de INSS 9%. Como faço? Tem como alterar a sefip para o recolhimento de INSS ficar igual ao que foi descontado do funcionário?
Desde já agradeço a ajuda.









Alessandra

Alessandra

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 09:57

Márcio, eu fiz isso mas a sefip calcula a aliquota de 9% sobre essas remunerações e foi descontado 8% do funcionário. Porque no sistema da folha calculou as ferias e o salario separado mas quando coloca esses valores juntos na sefip é calculado outra aliquota.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 10:11

Alessandra, eu disse "dias de férias gozadas em julho", ou seja, terás de pegar o valor total das férias e calcular o valor referente aos dias de julho, e o valor referente aos dias de agosto.

Na GFIP de julho vais lançar o saldo de salário + valor das férias referentes (só) a julho.

Na GFIP de agosto vais lançar o valor das férias referentes (só) aos dias de agosto + saldo de salário de agosto.

Alessandra

Alessandra

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 10:28

Acho que eu não expliquei direito eu já estou colocando somente os 19 dias de Julho nas sefip, segue os valores abaixo:

Folha de Julho:
Salário: 12 dias R$ 558,21 Inss folha: 8% = R$ 44,66
Férias : 19 dias R$ 883,84 Inss férias + 1/3 = R$ 99,24
1/3 de Férias: 294,62


Sefip de Julho:
Remuneração: R$ 1736,67 Inss: 9% = R$ 156,30


Deu para entender agora, quando somo o salario e as férias o valor ultrapassa a tabela dos 8% e a sefip calcula 9%. Gostaria de saber se tem uma maneira de informar na sefip que faça ela calcular o inss de 8% como foi descontado na folha de pagamento.

Obrigada.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 29 julho 2015 | 10:44

O cálculo da contribuição previdenciária (INSS) é feito por competência, e as férias devem ser somadas ao valor do saldo de salário.
Se fosse para apurar o IRRF, aí sim o cálculo seria em separado.
Resumindo: a GFIP está certa e o teu sistema é que está errado. Tens de alterar o "parâmetro" de cálculo do teu sistema para somar "salário+férias", para fins de INSS.

Envie a GFIP de forma correta, e caso o empregado ainda não tenha recebido o saldo de salário de julho, refaça o recibo descontando o valor correto.

Silvia Cristina Vieira Moreira

Silvia Cristina Vieira Moreira

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 17:12

Meu caso já é o contrário. Fiz umas férias de 30 dias iniciando em 26/10 e devido ao total bruto o INSS descontado foi de 9%. Logo a folha saiu informação das férias e os dias trabalhados.
Na Sefip ele está calculando como 8% já que somando os dias trabalhados e os dias de férias de outubro não ultrapassa o teto máximo de 8%. E agora o valor não bate.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2015 | 09:55

Silvia Cristina Vieira Moreira, a GFIP está correta. Talvez tenhas de alterar o valor do desconto no próximo recibo do funcionário (novembro).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.