x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 492

Licença Médica

adriana streppel maciel

Adriana Streppel Maciel

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 14:00

Boa tarde, estou com uma dúvida: Tenho uma funcionária que está de licença médica, nos primeiros depois do 15º dia de atestado ela foi encaminhada ao INSS, e ainda não retornou e pelo que sabemos não retornará tão cedo. Como devo proceder em relação a Folha de pagamento pois fui rodar a folha e constatei que consta o salário normal dela no holerite. Nunca tratei nenhum caso assim e não tenho ideia de como proceder.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 31 julho 2015 | 14:17

Adriana, boa tarde.
Antes, você deve entrar em contato com a empregada e verificar se ela já agendou a perícia junto ao INSS, se positivo quando será e se já foi, a mesma deverá apresentar junto a empresa a copia da Decisão, onde menciona até quando irá ficar afastada e se ou não relacionado ao trabalho, que nesse caso cabe a empresa verificar se é verídico ou não.
Se veridico/correto, a empresa irá recolher o FGTS normalmente durante toda a fase do afastamento, e além disso após a alta a mesma terá no mínimo 01 ano de estabilidade.
Se negativo, a empresa deverá recorrer junto ao INSS, e nesse caso com fundamento do médico do trabalho, que irá elaborar um laudo mencionando que tal doença não é relacionada ao trabalho.
Com relação a folha de pagamento no cadastro da empregada existe um campo que deverá mencionar o ultimo dia trabalhado e o motivo do afastamento, o sistema então irá gerar automaticamente a folha, irá constar também na SEFIP/GFIP, na Rais(final de ano), ok..
Se tiver duvida onde lançar, você deverá entrar em contato com o suporte da folha de pagamento ou a empresa que vendeu o sistema, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.