x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 448

DIOGO REIS

Diogo Reis

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 13:41

Ola Amigos meu avo tem 65 anos e pagou 16 carne do Inss. Porem esses carne não estão pagos integralmente. Alguns tem 4 contribuição, outros tem duas. Outros tem 3 mas todos os carne tem pelo menos duas contribuição cada. No simulador do inss quando jogo os valores diz que ele tem direito a aposentadoria de um salario minimo. Mas consultado a legislação diz que ele tem que ter 180 meses de trabalho.

Pergunta 1: O tempo de Trabalho é o mesmo Tempo de Contribuição
Pergunta 2: Meu avo tem 16 anos de contribuição mesmo a soma dos meses contribuído é de 72 meses?

Allan Rodrigues Guimarães

Allan Rodrigues Guimarães

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 11 agosto 2015 | 14:00

Boa tarde,

Completando.

Para ter direito à aposentadoria por idade, o trabalhador deve possuir os seguintes requisitos:

Idade mínima
de 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher) se for trabalhador urbano;
de 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher) se for “segurado especial” (agricultor familiar, pescador artesanal, indígena etc);

Tempo mínimo trabalhado (carência)
180 meses

a única aposentadoria possível a quem não contribui é a aposentadoria que alguns chamam de social para baixa renda, beneficio assistencial da Lei Orgânica da Assistência Social e também do Estatudo do Idoso para pessoas deficientes ou com idade superior a 65 anos de idade. Entretanto, as condições de obtenção são muito restritas, isto é o deficiente ou o idoso com idade superior a 65 anos não pode ter qualquer fonte de renda.

E a família responsável pelo idoso não pode ter renda per capita superior a 1/4 de salário mínimo atual. E mais, se a renda familiar ou do favorecido aumentar o benefício será cessado. O beneficio dura somente enquanto durar a miserabilidade da pessoa ou da família desta. E não gera pensão para familiar em caso de morte do favorecido.

O referido benefício foi previsto na Constituição de 1988 na forma da lei. E as leis que regem o assunto são a 8742/93 e a do Estatuto do Idoso Lei nº 10.741/03. A lei restringiu bastante as hipóteses de concessão do benefício. Mas o STF entende ser ela constitucional.

''Quando um homem cava um poço muitas pessoas conseguem água''.

...Não retenha o conhecimento...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.