x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 35

acessos 52.444

RPA - contador

Simone Matheus

Simone Matheus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 11:46

Bom dia a todos...
Sou contadora (nova!!!) e queria saber como funciona o RPA...sou obrigada a emitir ou posso usar um recibo simples? Preciso fazer retenção de INSS em qq recibo q eu use? Já li os tópicos q encontrei sobre o assunto, mas ainda estou com dúvidas...como é feito o recolhimento? É de 11% ou de 20%?? Por favor, me ajudem...preciso muito saber...
Sds,

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Wellington Luiz Nunes

Wellington Luiz Nunes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 12:04

Contadora autônoma?

Se for, e emitir o RPA, tem a retenção de 11%, observando o limite máximo da tabela do INSS.

Não esquecer tambem que poderá sofrer retenção de IRRF, dependendo do valor do serviço.

E a contratante pagará 20% a título de INSS sobre o valor dos serviços.

Espero ter ajudado

Simone Matheus

Simone Matheus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 14:18

Isso, Wellington...tenho escritório individual, mas sou cadastrada na pref como autônoma...recolho o ISS mensalmente...mas não sabia como fazer com o RPA...então quer dizer q do valor do meu serviço, tenho q descontar os 11%, e isso? E os 20% são recolhidos de q forma??

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Wellington Luiz Nunes

Wellington Luiz Nunes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 25 julho 2008 | 14:34

Isso , ao emitir um recibo RPA, você poderá considerar os valores de INSS já retidos anteriormente por outros tomadores de serviços, de forma a não recolher acima do valor máximo mensal do Salário de Contribuição permitido (R$ 3.038,99).

Os 20% fica a cargo da tomadora de serviço.