x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 583

[Dúvida] Retenção de Imposto para Freelancer

Andressa Camargo

Andressa Camargo

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Financeiro
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 13:13

Bom dia!

Estou com uma dúvida referente a trabalhos esporádicos, a empresa em que trabalho está com um representante em outro estado fazendo alguns eventos, se em um desses eventos ele precisar contratar um freelancer para servir café, uma recepcionista ou alguém para ajudar no dia existe a obrigatoriedade de reter INSS?
O problema é que ele está em Mato Grosso e tem dificuldades para conseguir os dados das pessoas, como número do PIS e CPF, queriamos pagar a pessoa com o valor cheio mas a contabilidade disse que não posso efetuar nenhum pagamento sem a RPA assinada e a cópia dos documentos e comprovante de residência da pessoa.
Outro problema é que a contabilidade diz que eu tenho que depositar o pagamento na conta da pessoa e muitas vezes a pessoa não tem conta bancária e gostariamos de transferir o valor para a conta do represente da empresa e ele sacar e dar o dinheiro a pessoa.

Obrigada pela ajuda!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 10:21

Andressa, bom dia.
A contabilidade está totalmente certa, com relação ao pagamento você pode fazer uma ordem de pagamento e o mesmo irá até o banco sacar.
Com relação ao pagamento nesse caso e atraves da RPA onde precisará do número do PIS, CPF e além da retenção do I.Renda, INSS, precisará verificar o ISS da cidade onde está sendo efetuado o serviço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.