x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 33.090

Declaração de comparecimento abona o dia?

marcia aoun

Marcia Aoun

Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 13:45

Boa tarde.

Estou com dúvidas referente a Declaração de comparecimento. Tenho em minhas mãos o terceiro documento apresentado, no período de 45 dias da funcionária de nossa empresa.
Essa declaração só consta o horário ( 09:16 ás 15:22), nome, carimbo da unidade (sendo hospital público) e motivo (consulta médica) em papel "timbrado".
Temos dúvidas quanto a veracidade da Declaração, posto que a funcionária em questão namora um enfermeiro, tempo coincidente com as novas declarações, além do horário descrito, próprio para o abono do dia.
A empresa é obrigada a abonar o dia com apresentação dessas Declarações de comparecimento? Declaração que não consta CRM do médico, nem justificativas para abono do dia e nem CID.
Pelo fato de ter muita dificuldade em provar a veracidade da Declaração; entrei em contato com o Hospital e me informaram que só mediante ofício; gostaria de ter certeza se posso recusar, aceitar como justificativa de faltas, mas não como abono do dia, pois se for obrigatório abonar, veja uma má intenção da funcionária, mediante comportamento inadequado e faltas constantes.

Grata.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 13:57

Marcia Aoun

Declaração de comparecimento serve para indicar que a pessoa esteve em atendimento naquele local e horário, mas não é atestado médico, portanto não serve para abonar faltas ao serviço.

Abonar ou descontar fica a critério da empresa, mas deve tomar como referência para todos, não pode abonar de um e descontar de outro.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 14:50

Concordo com a Karina,

a medida deve ser tomada para todos, a declaração apenas ATESTA onde o empregado estava durante a sua ausência ao serviço.
Cabe a você decidir descontar ou não!

Ainda mais que desconfia que não é verdadeiro, converse com a funcionária sobre tal fato, e explique para ela que declarações não a obrigam abonar o dia de serviço.

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH
marcia aoun

Marcia Aoun

há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 15:02

Obrigada Karina e Letícia.

Não vejo problema em aceitar, mas essa funcionária em questão se tornou excessiva as declarações. Meu contador diz que tem que abonar, procurei informações sobre isso, a maioria contraditórias.
Levarei o caso a diretoria.
Minha maior preocupação é virar causa trabalhista.
Grata.

SUELI MITIKICHUKI CORREIA DA SILVA

Sueli Mitikichuki Correia da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 16:05

caso a funcionária por exemplo não veio trabalhar no dia de hoje e amanhã te apresentar uma declaração pode colocar falta, porém se ela veio trabalhar hoje e saiu mais cedo e no dia seguinte apresentou declaração vc apenas abona as horas porque se ela não tivesse condições de trabalho o médico iria fornecer um atestado médico e caso essas declarações sejam falsas vc pode fazer um Boletim de Ocorrencia e demiti-la por justa causa e mesmo que ela entrar com processo mais tarde a empresa está com processo ganho pois falsificar atestado médico é crime

Sueli M.Correia da Silva
JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 16:14

Marcia, entre em contato com o posto de saúde para verificar a declaração veja se algum medico atendeu a mesma. Alguns hospitais /PS públicos não emitem atestado medico apenas declaração de hora. Atestado eles emitem somente em caso de urgência. Pelo menos é essa informação que obtive

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 16:36

Márcia, o hospital pode apenas te confirmar sim, se aquela funcionária esteve na unidade médica no dia tal. Não precisa mostrar a ficha dela, só confirmar se ela foi ou não lá.
Acho um pouco estranho ser sempre no mesmo horário, você pode indaga-la se está fazendo alguma fisioterapia, ou algum tratamento que dura esse determinado tempo, e outra coisa que é suspeita, é não conter o CRM do médico, já que somente o mesmo pode fornecer declarações e/ou atestados ao paciente.

Procure conversar com a funcionária, e nos conte o desfecho da história.

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH
marcia aoun

Marcia Aoun

há 9 anos Sexta-Feira | 11 dezembro 2015 | 11:50

Bom dia!

Obrigada a todos.
Como eu disse, somente ela trazia declarações excessivas, a partir do momento que disse que não abonaria, parou as declarações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade