x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 4.137

Empresa não da baixa na ctps (Quebra de Contrato experiência

Carlos Henrique

Carlos Henrique

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Microcomputador
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 16:36

Olá gostaria da ajuda de vocês,
Comecei a trabalhar 06/06/2015 porem só foi feito o contratado e assinatura da ctps no dia 12/06/2015 (Na ctps consta que esse é o meu primeiro dia de trabalho), foi feito um contrato de experiencia de 45+45 fui demitido no dia 14/08/2015 (Sem justa causa) a empresa marcou uma homologação para o dia 08/09/2015, ao ligar pra lá para questionar essa homologação fui informado que todos os funcionários com mais de 5 dias tem que homologar, a empresa se nega a dar baixa na minha ctps agora, fui informado que a baixa só sera dada no dia 08/09 já fiz entrevista e não consegui arrumar emprego por ainda estar vinculado na ctps com a empresa antiga
gostaria de saber se isso é o correto, eu realmente preciso homologar ?

Obs: a carteira de trabalho está comigo

Muito Obrigado

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 16:57

Olá Carlos Henrique
Boa tarde e Bem Vindo ao Portal!

Se existe a obrigatoriedade de homologação sim, a Empresa deverá homologar, mas nada impede de darem baixa na sua CTPS.
Aliás, eles tem que dar baixa na sua CTPS.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Carlos Henrique

Carlos Henrique

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Microcomputador
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 17:29

Obrigado pela resposta tão rápida
mas a homologação não é feita somente quando o funcionário tem mais de 1 ano de carteira assinada ?
outra duvida, a empresa tem prazo para dar baixa na minha ctps ? se sim, esse prazo é de quanto tempo apos a demissão ?
Muito obrigado pela resposta

Carlos Henrique

Carlos Henrique

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Microcomputador
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 18:06

Entendo que a empresa tenha 48 horas para dar baixa na minha carteira a partir do momento em que eu deixe minha carteira com eles, mas a minha duvida é a seguinte, a empresa tem algum prazo para pegar minha carteira e dar baixa nela ?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2015 | 18:15

Carlos a Lei é omissa ao prazo de baixa, mas existe as 48 horas.
Entregue sua CTPS na Empresa com recibo e assinatura do responsável e diga que você encontrou novo emprego e precisa ser registrado.

Se precisar procure o Sindicato, eles se encarregam de entrar em Contato com a Empresa.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.