x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.700

Declaração de valores pagos a Cooperativas na Sefip

Thais Thomazi

Thais Thomazi

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 14:14

Boa tarde Pessoal!

Esse é o primeiro mês que estamos recebendo uma nota fiscal de Cooperativa de trabalho.
Sei que preciso informar na Sefip da Empresa os valores pagos a essa Empresa, mas como é a primeira vez, não sei como faze-lo. Alguém poderia me ajudar dizendo o que deve ser informado e onde devo informar? Somente na SEFIP ou na GPS também deve constar alguma informação referente a cooperativa??

Muito obrigada!

Rogério Silva

Rogério Silva

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 15:03

No SEFIP, no Movimento da empresa, na aba Informações do Movimento você encontra o campo para preencher o valor do serviço tomado de Cooperativa de trabalho. O próprio SEFIP calcula o INSS devido, de 15% sobre o valor dos serviços, que é somado na sua guia de GPS.

No entanto atente-se que o INSS pago pelo tomador do serviço de Cooperativa de Trabalho foi declarado inconstitucional pelo STF. Com a decisão foi estabelecido pela PGFN nova interpretação para calcular o imposto, sendo este repassado ao Contribuinte prestador do serviço.

Consulte:
Nota/PGFN/CASTF nº 174, de 2015
Ato Declaratório Interpretativo da RFB nº 5, de 25 de maio de 2015
Ato Declaratório Executivo Codac nº 14, de 02 de junho de 2015
Solução de Consulta nº 152 - Cosit de 17 de junho de 2015

Em resumo, eu entendo que não é devido o pagamento.

Rogério Silva

Rogério Silva

Prata DIVISÃO 3
há 8 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 15:39

Isso mesmo. Só não informar.

Mas deixo essa decisão para vocês pois existe entendimentos de que seria necessário ingressar com ação judicial para interromper o pagamento do INSS do serviço de Cooperativa.

Mas já expus minha opinião: não considero devido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.