x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.781

Dois Vínculos: Contador e Funcionário

Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Sábado | 29 agosto 2015 | 18:08

Pessoal, boa tarde.

Como sou novo na área, gostaria de tirar uma dúvida.

Sou funcionário de uma empresa (Comércio Varejista) com carteira assinada na função de Gerente Administrativo e desenvolvo minhas atividades normalmente. Mas, também tenho meu escritório de contabilidade.

O dono desta empresa que eu trabalho me fez uma proposta para que eu fizesse a contabilidade da empresa dele. Há algum impedimento? Posso ser funcionário com carteira assinada desta empresa e fechar um contrato para ser contador da mesma empresa? Como fica a questão da previdência neste caso?

Certo da atenção dos amigos, fico no aguardo.

DIONY CEZAR JUSTINO DA SILVA

Diony Cezar Justino da Silva

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 8 anos Sábado | 29 agosto 2015 | 22:02

Boa noite Paulo!

Em relação a prestação do serviço, não existe nenhum impedimento em relação ao vínculo como empregado.

Deve atentar apenas ao fato da previdência social, como segue abaixo:

1 - Como empregado você vai sofrer o recolhimento normalmente até o teto de 513,01.
2 - Como contador, varia de acordo com a forma de prestação do serviço: Se for por nota fiscal de sua empresa ai não se fala em INSS na prestação do serviço a esta empresa específica, mas sim de uma forma geral tem a necessidade de retirar o pró-labore para contribuir a previdência. Caso seja como profissional liberal, você deve ser informado na GFIP desta empresa como autônomo e recolher também o INSS.

Obs.: Lembrando que o desconto do INSS mensal, não pode ultrapassar o teto de 513,01.

Att,

Paulo

Paulo

Prata DIVISÃO 1
há 8 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 20:35

No meu caso Diony, é como profissional liberal.

Já fiz a minha inclusão como autônomo. Fechei as movimentações da folha, gerei o arquivo para importar na SEFIP. Quando importo o arquivo está dando inconsistência.

"300569 - Já existe o mesmo Pis/ Pasep/ CI cadastrado com código de ocorrência que não permite múltiplos vínculos"

Alguém pode me ajudar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.