x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.361

Direito ao abono salaria

sidnei castro

Sidnei Castro

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Domingo | 30 agosto 2015 | 19:48

Boa noite!
Me desculpem se esse não for o local ideal para minha pergunta.
Meu pai trabalha de carteira assinada a 5 anos como vaqueiro (zona rural) ele tem direito ao abono salarial? (Pis)

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 06:35

Bom dia Sidnei,

Para obter as respostas que procura, repita seu questionamento na sala "Departamento Pessoal - Recursos Humanos"

Estou certo de que o pessoal que a frequenta saberá como orientá-lo adequadamente.

...

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 10:34

Olá Sidnei Castro
Bom dia e Bem Vindo ao Portal!

Quem tem direito ao Abono Salarial

​O Abono Salarial equivale a um salário mínimo e o pagamento é efetuado conforme calendário anual estabelecido pelo CODEFAT.

Para ter direito, o trabalhador precisa:

Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) .


http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Tiago Moreira

Tiago Moreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 10:45

Agora fiquei na dúvida, temos um caso engraçado aqui.

Um funcionário sempre recebia o abono salarial, porém ano passado ele trabalho por completo em um CEI, este ano foi na Caixa sacar seu abono e lá na agência informaram que ele não tinha direito por estar registrado em um CEI, caso ele estivesse registrado em CNPJ teria total direito.

Na verdade já são dois casos idênticos, e as respostas dos atendentes da Caixa são sempre as mesmas.

Os mesmos funcionários foram informados nas RAIS corretamente, e o salário é o mínimo.

Minha dúvida é,

Porquê falaram isso para eles?

Tiago Moreira

Tiago Moreira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 31 agosto 2015 | 11:05

Obrigado Vânia, eles se enquadram em:


* Trabalhadores rurais vinculados a empregador Pessoa Física;


Os mesmos são trabalhadores rurais, vinculados a um CEI, pessoa física.

Logo temos que: não possuem direito ao abono.


Obrigado mais uma vez

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.